A partir desta sexta-feira (4), o Hospital Municipal de Bela Vista passa a realizar cirurgias bucomaxilofaciais de baixa complexidade, fruto do investimento na adequação do centro cirúrgico da unidade e da contratação de profissionais especializados e capacitados. De acordo com o prefeito da cidade, Eurípedes Do Carmo (Podemos), a Saúde foi uma das principais prioridades da gestão, que investiu 25% da receita do município na área, neste primeiro ano de administração.
Ao Diário de Goiás, o prefeito relatou que a modernização do centro cirúrgico do Hospital da cidade atende uma demanda, de modo a preparar a unidade para eventuais necessidades emergenciais. “O município possui uma zona rural muito grande, de repente as pessoas sofrem algum acidente, e esse atendimento de imediato precisa ser feito no hospital, e nem sempre os hospitais estão prontos para fazer esse atendimento. Então, estamos com um profissional hoje contratado, um bucomaxilo, totalmente preparado para fazer todas essas cirurgias. É uma inovação que nós estamos fazendo no nosso centro cirúrgico”, destacou Eurípedes Do Carmo.
Modernização dos atendimentos
Atualmente, o centro cirúrgico conta com duas salas equipadas, com capacidade para realizar até oito procedimentos por dia, conforme a indicação e a necessidade médica. O acesso aos serviços será feito por meio da rede municipal de Saúde, como a Central de Regulação, o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Especialidades Médicas e a Clínica da Mulher.
O centro cirúrgico realiza cirurgias odontológicas em casos nos quais não é possível a realização em consultório convencional, além de partos, cirurgias ginecológicas e cirurgias gerais de baixa complexidade.
O prefeito explica que, como o Hospital ainda não conta com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), está limitado a atendimentos de baixo risco, mas que suprem a demanda emergencial e evitam riscos mais severos. “Nós temos hoje uma equipe de profissionais, mas não temos, por exemplo, uma UTI na nossa cidade ainda. Então, não dá para fazer algumas cirurgias de maior complexidade, são basicamente as cirurgias básicas e emergenciais”, detalha.
Entrentanto, a novidade já atende a demanda da região, evitando que, em alguns casos, seja necessário recorrer ao atendimento especializado de Goiânia, agindo com mais agilidade e até mesmo, salvando vidas. “Com as cirurgias emergenciais, com certeza, vai facilitar muito, porque não precisa fazer esse deslocamento para Goiânia. Nosso objetivo é esse, é dar um atendimento adequado, salvando vidas, porque tem muitos casos de pessoas que chegam em situação complicada no Hospital, se não tiverem um médico profissional altamente capacitado para isso, de repente poderia caminhar para uma piora do quadro”, salientou Eurípedes.
Referência na região
Nesse sentido, o Hospital Municipal de Bela Vista se tornou uma referência em atendimentos na região. “Acabamos atendendo muitas pessoas que vêm de cidades vizinhas. Para se ter uma noção, nós temos hoje na cidade 36 mil habitantes e nós atendemos cerca de 14 mil pessoas durante o mês de maio, um volume de quase 50% da população. São pessoas das cidades vizinhas que, sabendo da qualidade do atendimento médico, nos procuram”, afirmou o prefeito.
O atendimento no Hospital, que funciona de dia e de noite, é feito de porta aberta. Atualmente, a equipe conta com cerca de 15 médicos de diversas especialidades, prestando os serviços adequados à população.
Investimentos altos
De acordo com o prefeito, a expectativa agora é reduzir essa destinação de verbas para o orçamento da Saúde, já readequada e estruturada, e focar em outras áreas que também exigem melhorias essenciais. “Esse valor mais elevado (25% da receita) foi em função do início de governo, por termos feito vários investimentos para realmente colocar a Saúde em condição adequada. Com o tempo, imagino que nem será necessário gastar tudo isso, temos a preocupação de manter esse bom atendimento, mas também, levando em consideração as outras obrigações que nós temos no município”, ressalta Eurípedes Do Carmo.
Leia mais sobre: Cirurgias Bucomaxilofaciais / Cirurgias de Baixo Complexidade / Eurípedes Do Carmo / Hospital Municipal de Bela Vista / Bela Vista de Goiás / Cidades