14 de julho de 2025
saúde bucal

Hospital Estadual oferece atendimento odontológico para pacientes com transtornos e deficiências

A unidade, referência no Estado, atende pessoas com transtornos mentais, deficiências intelectuais e condições como esquizofrenia, autismo e TDAH
Serviço odontológico do HDS é referência no atendimento de pacientes com transtornos mentais, deficiências intelectuais, autismo, esquizofrenia e TDAH. (Foto: Vinicius Martins de Souza).
Serviço odontológico do HDS é referência no atendimento de pacientes com transtornos mentais, deficiências intelectuais, autismo, esquizofrenia e TDAH. (Foto: Vinicius Martins de Souza).

Com foco na inclusão e no cuidado humanizado, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) tem se destacado pela oferta de atendimento odontológico especializado a pacientes em situação de vulnerabilidade. A unidade, referência no Estado, atende pessoas com transtornos mentais, deficiências intelectuais e condições como esquizofrenia, autismo e TDAH.

O serviço representa um avanço importante no acesso à saúde bucal para esse público, que historicamente enfrenta barreiras para encontrar atendimento que respeite suas particularidades clínicas e emocionais. Todo o atendimento é realizado de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e pode ser acessado mediante encaminhamento via regulação.

“O nosso público requer uma abordagem odontológica especializada, pautada pela sensibilidade e respeito às particularidades de cada paciente”, afirma o supervisor multiprofissional do HDS, José Audete de Medeiros Júnior.

Destinado a pacientes a partir dos três anos de idade, o serviço de odontologia do HDS conta com especialidades como Endodontia, Clínica Geral, Odontopediatria e atendimento a pacientes com necessidades especiais. A equipe é formada por profissionais capacitados para lidar com diferentes situações clínicas, sempre com foco na segurança, no conforto e na humanização do cuidado.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado