23 de junho de 2024
Goiânia

Hospital das Clínicas será reforçado com 30 leitos de UTI

Leito de UTI no Hospital das Clínicas. (Foto: Divulgação/SMS)
Leito de UTI no Hospital das Clínicas. (Foto: Divulgação/SMS)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia entrega na manhã desta terça-feira (11) 30 leitos de UTI e 30 de enfermaria ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) para aumentar a oferta de tratamento a pacientes com Covid-19.

A empresa que está montando os leitos foi contratada após pregão eletrônico realizado na modalidade de processo licitatório no dia 13 de julho. O contrato com duração até setembro prevê a locação de até 100 leitos de UTI e 200 de enfermaria para tratamento de Covid-19.

“De início serão disponibilizados 30 leitos de UTI e 30 de enfermaria que vão reforçar a assistência à população, mas se houver necessidade poderemos montar até 100 leitos de UTI e 200 de enfermaria, vai depender da demanda. É mais uma ação para garantir leitos para quem precisar, e tem sido assim desde o início da pandemia, ninguém ficou sem atendimento”, explica a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

Por meio de um convênio a Universidade Federal de Goiás (UFG) cedeu à Prefeitura de Goiânia, parte do HCC que nunca foi usado, para que a SMS montasse os leitos 100% públicos para tratamento de pacientes com Covid-19. Além dos leitos, no local terá tomógrafo.

Cerca de 300 profissionais entre equipes médica, de enfermagem, multiprofissional, administrativa, de nutrição e apoio atuarão no HCC já nesta primeira semana. No caso de a unidade oferecer os 300 leitos previstos, esse quantitativo poderá chegar a aproximadamente 1.500. Terá um médico intensivista responsável a cada 10 leitos de UTI, além de infectologistas e anestesiologistas. Será ofertado um respirador para cada dois leitos de UTI. Os números de profissionais e de aparelhagem disponibilizados seguem normas técnicas e garantem atendimento de qualidade e excelência.


Leia mais sobre: / / Destaque 2 / Goiânia