Cidades

Hospital Centro-Norte Goiano passa a oferecer cirurgia de reconstrução de face

O Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) passou a oferecer, a partir do presente mês, cirurgia de traumatologia do complexo bucomaxilofacial, segmento odontológico que atende a casos de alta complexidade, ocasionados por acidentes e outras indicações patológicas para reconstrução facial. 

A unidade está situada no município de Uruaçu e a intervenção já foi indicada a dois pacientes que sofreram acidentes na região da face. Uma das pessoas foi uma mulher de 35 anos. “Ela sofreu uma queda da própria altura. Devido ao trauma, ficou com dificuldades respiratórias e rinoescoliose, pois o nariz ficou bastante torto. Realizamos a cirurgia e deixamos o nariz da paciente o mais próximo do normal, fizemos tamponamento nasal, que foi removido após 48 horas”, explica o cirurgião-dentista do HCN, Leandro Costa.

Já o outro paciente foi um homem de 60 anos, regulado para o procedimento devido a um acidente motociclístico. Nos dois casos, a recuperação foi rápida e ambos tiveram alta. Nesse sentido, o especialista em cirurgia bucomaxilofacial pontua que o pós-operatório costuma ser tranquilo. “Em poucos dias de acompanhamento, o paciente já consegue ter alta e se alimentar em casa com as devidas orientações”, ressalta Costa.

Os profissionais odontólogos que realizam a cirurgia bucomaxilofacial possuem, de acordo com o Executivo estadual, uma extensa especialização, o que evidencia o investimento do HCN na formação de equipe multiprofissional altamente capacitada. Atualmente, fazem parte do quadro do hospital dentistas, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros colaboradores de áreas diversas.

“Essa é uma especialidade odontológica que exige grande especialização para o profissional já formado em odontologia. São cerca de três anos de aperfeiçoamento a mais em vivência hospitalar. O procedimento abrange a região acima do osso hioide (que fica na parte anterior do pescoço) e abaixo da linha do glabelar (local entre as sobrancelhas)”, destaca Costa. 

O cirurgião-dentista destaca que, antes da implantação no HCN, os pacientes que tinham fraturas ou traumas na face tinham de ser direcionados para outras unidades, mais distantes. “Essa implementação no complexo melhora toda a logística hospitalar da região, além de ser um grande benefício para a assistência à saúde dos moradores de Uruaçu e cidades do entorno”, reforça o profissional. “Sem dúvida, estamos conseguindo atender à estratégia do Estado de inverter o fluxo de atendimento e regionalizar a saúde”, completa Getro de Oliveira Pádua, diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra o HCN.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024