20 de maio de 2024
Notícia falsa • atualizado em 11/04/2024 às 09:06

Fake news: homem que aparece em vídeo agredindo mulher não é filho do Lula; imagens são fortes

Apesar disso, algumas pessoas, opositores ao PT, continuam divulgando o vídeo e ligando o homem das imagens ao filho do presidente
Nas imagens é possível ver, de forma clara, que não se trata de Luís Claudio. (Imagens: reprodução)
Nas imagens é possível ver, de forma clara, que não se trata de Luís Claudio. (Imagens: reprodução)

Um vídeo que tem sido divulgado em redes sociais e mostra um homem agredindo uma mulher foi atribuído como sendo Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula (PT). Apesar de algumas pessoas fazerem tal afirmação, se trata de uma fake news. A checagem foi feita e divulgado pelo site Aos Fatos, uma organização jornalística dedicada à investigação de campanhas de desinformação. Veja o vídeo abaixo (as imagens são fortes).

As imagens que estão sendo compartilhadas nas redes sociais com essa alegação enganosa na verdade mostram um agressor identificado pela Polícia Civil do Distrito Federal como Gabriel da Silva Teixeira. Este indivíduo fugiu após ter agredido sua companheira em Samambaia (DF).

O vídeo contendo a informação falsa ganhou destaque com centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (10). Essas peças de desinformação também estão circulando no WhatsApp. O agressor do vídeo, inclusive, aparece sem camisa e possui uma tatuagem no braço direito inteiro, o que não há no braço do filho do Lula.

Apesar disso, algumas pessoas, opositores ao PT, continuam divulgando o vídeo e ligando o homem das imagens ao filho do presidente, inclusive como forma de atacar Lula. Como mostra o perfil abaixo que legendou a postagem da seguinte forma: “Filho de monstro monstrinho é mais vc acha que o Lula vai deixa passa em rede nacional mídia comprada vai abafa o caso da agressão do lulinha na esposa.”

Vale lembrar, porém, que Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu medida protetiva à médica Natália Schincariol, que registrou boletim de ocorrência por violência doméstica contra o filho do Lula. A decisão determinou que Luís Cláudio deixasse o apartamento onde vive com Natália e não fizesse contato e nem se aproximasse a menos de 200 metros da ex-mulher.


Leia mais sobre: / / / Geral

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.