O Juízo da Vara de Execução Penal da Comarca de Uberlândia (MG) autorizou, nesta terça-feira (17), a progressão de regime prisional de Antônio Ferreira, condenado por participação nos ataques de 8 de janeiro de 2023 aos prédios dos Três Poderes, em Brasília. Com a decisão, ele deixa o regime fechado e passa a cumprir a pena em regime semiaberto.
De acordo com a defesa, representada pelo advogado Gláuber Matias, Ferreira cumpriu dois anos e meio de pena em regime fechado, manteve conduta exemplar, participou de atividades laborais dentro da prisão e concluiu cursos educacionais, o que contribuiu para a remição da pena.
Além disso, segundo a defesa, ele já tem uma proposta de emprego formal para quando for liberado, o que reforçou o pedido de progressão. O advogado também voltou a criticar a condenação, que considerou desproporcional e em desacordo com princípios constitucionais como o da individualização da pena.
A defesa sustenta que as condutas de Ferreira deveriam ter sido enquadradas apenas como dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Leia mais sobre: Defesa / Investigação / Pena / Uberlândia / Cidades / Notícias do Estado