{nomultithumb}
Ocorre neste sábado (12) em todo o país, o Dia D de vacinação contra a Influenza. Poderão comparecer as unidades todas as pessoas que ainda não tomaram a vacina e que compõem o grupo prioritário. Em Goiás, os postos de vacinação que irão funcionar das 8h às 17h.
O principal objetivo da vacina é reduzir as internações, complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Para isso, é fundamental que a população procure uma das salas de imunização. A vacina oferecida na rede pública de Saúde protege contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.
Em Goiânia, durante este “Dia D” de vacinação serão disponibilizadas 38 mil doses em 54 salas de vacinas.
Grupos prioritários
Fazem parte dos grupos prioritários os idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas, indígenas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Balanço
Em todo o estado até a última quinta-feira (10), 1,2 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a influenza desde o início da campanha, em 13 de abril. Deste total, 1 milhão aproximadamente integram o grupo prioritário composto por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores. Juntos, eles representam 78,21% da meta alcançada da campanha para a imunização.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, outras 273 mil pessoas que foram imunizadas encontram-se distribuídas no grupo prioritário de portadores de doenças crônicas, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional, para os quais não há meta de cobertura vacinal.
Já em Goiânia, em quase um mês de campanha, 315.820 mil doses já foram aplicadas na capital. O número corresponde a 83,25% da população considerada de risco. Com o ‘Dia D’ o esperado é que a taxa de cobertura aumente entre os grupos com menor procura como gestantes (49,25%), crianças (50,62%) e mulheres no pós-parto (58,50%). Entre as pessoas com maior adesão estão os doentes crônicos (126%), trabalhadores da saúde (101,75%) e idosos (100,58%).
A campanha de vacinação em Goiás prossegue até 1º de junho.
Confira as 54 salas de vacina na capital durante o DIA D