O cantor sertanejo Gusttavo Lima publicou um vídeo nesta quarta-feira (19) em que anuncia que desistiu de uma candidatura a presidente da República em 2026. Se justificando, ele afirma que nunca criticou o atual governo e aproveitou para criticar “parte da imprensa”. Além disso, não informou quem ele pretende apoiar.
Em alguns momentos, o cantor negou que tivesse intenção de ser candidato, apesar de ter confirmado essa pretensão no dia 2 de janeiro último em entrevista ao portal Metrópole. Com a repercussão, também não negou a intenção e até passou a conversar sobre o assunto com outros líderes políticos da direita.
Na legenda do vídeo dessa quarta, ele ainda reforça que tinha, sim, o plano de disputar. O cantor escreveu: #QuePenaQueAcabou
Inclusivo, um dos encontros foi com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), primeiro a se lançar na disputa. Caiado, inclusive, vive a expectativa de o cantor vai prestigiar o lançamento de sua pré-candidatura em Salvador, no dia 4. Outro diálogo foi com o empresário goiano Pablo Marçal (PRTB).
Leia também: Pré-candidato, Caiado diz que decidirá chapa com Gusttavo Lima em 2026
Já no longo vídeo que Gusttavo Lima publicou, com cerca de 5 minutos, ele disse: “Quero ressaltar que não sou candidato a nenhum cargo político e em 26 não serei candidato. Nem sou filiado a partido”.
Gusttavo Lima pede respeito à decisão
Em outro ponto pediu respeito à sua “opinião, imparcialidade e ponto de vista”. Além disso, criticou “parte da imprensa” dizendo que nos últimos meses houve ataques à história dele que atingiram sua família. O sertanejo também pediu “união, e que o povo esteja acordado em 2026 para tomar as decisões certas”.
Sobre outros pleitos, o cantor não descarta que possa disputar. “Tenho 35 anos. Nada impede que na outra eleição eu seja candidato… nunca critiquei o governo”, ponderou.
Além disso, o artista usa o vídeo para divulgar que seu foco é a carreira internacional e criar o ‘Instituto Gusttavo Lima’, com foco em assistência social.
Desistência coincide com revés na Justiça por causa de música
Ainda nesta quarta-feira, tornou-se pública uma derrota de Gustavo Lima na Justiça, em segunda instância, na terça (18). O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) condenou o cantor a pagar R$ 70 mil por danos morais a um pernambucano por conta da música ‘Bloqueado’, lançada em 2021, na qual cita o número completo do celular do autor, sem o DDD.
Cabe recurso da decisão. Até o momento, Gusttavo Lima não se pronunciou sobre a condenação.
Gusttavo Lima já tinha sido condenado em primeira instância. De acordo com a revista IstoÉ, a decisão atual foi publicada pela Segunda Câmara Cível do TJPE.
O desembargador do caso, Alberto Nogueira Virgínio, relator do processo, votou pela manutenção integral da sentença da 26ª Vara Cível da Capital, sendo acompanhado pelos outros magistrados.
O autor da ação argumentou que passou a ser importunado em agosto de 2021, com diversas ligações e mensagens, por conta do sucesso da música. A movimentação foi tanta segundo ele, que dificultava também que o homem desfrutasse do próprio celular para trabalhar.
Leia mais sobre: Eleições presidenciais / Gusttavo Lima fora do páreo em 2026 / Política