17 de julho de 2025
Esportes • atualizado em 01/07/2025 às 16:27

Guardiola abre o jogo sobre o futebol sul-americano

Durante o Mundial de Clubes, técnico do Manchester City minimiza superioridade europeia e exalta identidade dos times da América do Sul
Pep Guardiola (Foto - Manchester City)
Pep Guardiola (Foto - Manchester City)

A disputa do Mundial de Clubes aumentou ainda mais as comparações entre o futebol praticado na Europa e na América do Sul. Assim, o técnico Pep Guardiola, do Manchester City, concedeu entrevista à CazéTV e falou sobre as diferenças entre o futebol europeu e sul-americano. O profissional fez questão de valorizar o futebol praticado no continente e rebateu a ideia de que a Europa está em um patamar superior.

“Não existe uma grande diferença entre os times europeus e sul-americanos. Os times da América do Sul possuem uma identidade, os jogadores vão para a Europa porque os contratos são maiores. Argentina foi a última campeã do mundo. A Colômbia, o México… Todas as seleções da América têm fortes jogadores. Então, não compro muito esse discurso que o futebol europeu é melhor”.

Na nova edição do Mundial de Clubes, o número de confrontos entre clubes sul-americanos e europeus se tornou mais frequente. Ao contrário do domínio europeu que se imaginavam, o que se viu foi um cenário mais equilibrado. Os times da América do Sul somaram quatro vitórias, além de quatro empates e cinco derrotas em confronto direto diante dos clubes do Velho Continente.

Além da análise sobre o cenário do futebol mundial, Guardiola foi questionado sobre Carlo Ancelotti, que assumiu o comando da Seleção Brasileira. O técnico espanhol demonstrou respeito pelo colega e afirmou acreditar que o “casamento” entre o futebol sul-americano e europeu na Seleção Brasileira tem tudo para dar certo.

“Claro que vai dar certo. Carlo Ancelotti é um grande técnico. Desejo toda sorte para ele. Na seleção, às vezes é complicado porque não tem muito tempo para adaptar, mas acho que vai dar certo.”


Leia mais sobre: Esportes