13 de junho de 2024
Dia Mundial do Leite

Gracinha Caiado recebe doação de 71 mil litros de leite do Sindileite Goiás para a OVG

Neste ano, 71 mil litros de leite foram destinados à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Número superou doações do ano anterior
Em seu discurso, Gracinha Caiado afirmou que "Goiás tem os melhores empresários". (Foto: Mel Castro).
Em seu discurso, Gracinha Caiado afirmou que "Goiás tem os melhores empresários". (Foto: Mel Castro).

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou na manhã desta quarta-feira (29) da solenidade de entrega de doações promovida pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite Goiás) em alusão ao Dia Mundial do Leite, celebrado no dia 1° de junho. Neste ano, 71 mil litros de leite foram destinados à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da qual Gracinha é presidente de honra.

Em seu discurso, no Salão Dona Gercina Borges Teixeira, no Palácio das Esmeraldas, a primeira-dama agradeceu o apoio do setor e afirmou que as doações farão a diferença na vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade do Estado de Goiás. “Ninguém faz nada sozinho. Eu digo todos os dias que Goiás tem os melhores empresários, porque os empresários goianos são atentos a todas as ações sociais, porque o Estado só vai bem quando as pessoas estão bem ao seu redor”, pontuou.

Eu queria que vocês olhassem, não para uma caixinha de leite, mas eu queria que vocês olhassem aquela criança que não tem o que comer, e com essa caixinha de leite, são 71 mil, pessoas alimentadas pelas doações que vocês estão fazendo. Podem ter certeza de que estamos trabalhando cada vez mais para fortalecer a produção láctea do nosso Estado.

Gracinha Caiado
Após discurso, Gracinha Caiado realizou um brinde com os doadores. (Foto: Mel Castro).

Para o presidente do Sindileite, Jair Borges, o evento “é uma comemoração do Dia do Leite, mas também tem um intuito maior que são essas doações. A nossa comemoração geralmente é no dia 1º de junho e nós utilizamos essa data para poder buscar junto aos associados um volume grande de leite para doar para a OVG. A Gracinha está à frente de distribuir para essas entidades esse leite que é tão vital e importante para essas crianças e adultos que precisam”, afirmou em entrevista ao Diário de Goiás.

Nós estamos batendo recorde hoje, vamos doar mais de 71 mil litros de leite hoje aqui e todos os associados contribuíram. Dessa vez as contribuições foram menores, mas nós aumentamos o leque de contribuições entre os associados e por isso temos o número recorde, que foi superior ao ano passado.

Presidente do Sindileite, Jair Borges
Segundo o presidente do Sindileite, Jair Borges, leite doado será distribuído a entidades sociais cadastradas na OVG. (Foto: Mel Castro).

Parceria consolidada

Como acontece todos os anos desde 2006, a data é comemorada pelo Sindileite e parceiros que fazem as doações para a Organização das Voluntárias de Goiás – OVG e outras entidades filantrópicas. Este ano, além do Sindileite – Sindicato das Industrias de Laticínios no Estado de Goiás, fazem parceria a Associação de Supermercados de Goiás – AGOS, Sindienergias, Federação de Agricultura do Estado, Centroleite e Tetra Pak.

A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, da sigla em inglês), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia que diversos países, a maioria da União Europeia, comemoravam o Dia Nacional do Leite. É também no velho continente em que ocorre a maior parte das celebrações voltadas em grande parte ao incentivo ao consumo pelas crianças.


Leia mais sobre: / / Cidades / Notícias do Estado

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019