segunda-feira, 1 de março de 2021
  • Login
Diário de Goiás
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
No Result
View All Result
Diário de Goiás
No Result
View All Result
Home Notícias Brasil

Governo quer flexibilizar equipes de atendimento nas unidades de saúde

Folhapress by Folhapress
10/08/2017
A A
0
sistema unico de saude sus ebc

Propostas foram apresentadas pelo Ministério da Saúde nesta quinta, 10. (Foto: EBC)

WhatsAppFacebookTwitterLinkedin

Proposta que vem gerando polêmica entre entidades de saúde, o modelo de atendimento nas unidades básicas de saúde, principal porta de entrada para o SUS, deve passar por mudanças no país.

As propostas foram apresentadas pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (10), data em que termina o prazo para participação em uma consulta pública sobre o tema.

Entre as medidas em discussão, estão a flexibilização dos padrões hoje estabelecidos para formação e atuação de equipes de atendimento nestas unidades; a integração, em um só profissional, entre agentes comunitários de saúde e agentes de combates a endemias; a criação de uma lista de serviços obrigatórios a serem ofertados e a retirada dos enfermeiros como gerentes destes locais.

Leia também:

Representantes de feiras especiais se reúnem com a prefeitura para tratar da retomada

Feiras livres e especiais suspensas por uma semana com novo decreto de Goiânia

28/02/2021
Palmeiras sai na frente do Grêmio na decisão da Copa do Brasil

Palmeiras sai na frente do Grêmio na decisão da Copa do Brasil

28/02/2021

A discussão, no entanto, tem sido alvo de embates no setor.

Para o Ministério da Saúde, a proposta de revisão da chamada Pnab (Política Nacional de Atenção Básica), política que hoje orienta o atendimento nas unidades, “deve aumentar a resolutividade da atenção básica, que, atualmente, soluciona 80% dos problemas de saúde da população”.

Já entidades como Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) e alguns conselhos de profissionais de saúde, no entanto, têm divulgado notas em que afirmam que a proposta ameaça os avanços já obtidos com as equipes da Estratégia Saúde da Família, hoje considerado o modelo prioritário de atendimento nesta etapa, além de afetar o papel dos agentes comunitários de saúde, “reduzindo seu número e restringindo sua atuação em áreas reconhecidas como vulneráveis e com risco epidemiológico”.

Hoje, 40 mil equipes de Saúde da Família atuam em 5.442 municípios, segundo dados do Ministério da Saúde. Já os agentes comunitários de saúde somam 260 mil.

Flexibilização das equipes

Uma das propostas mais polêmicas é a que permite mudanças na composição das equipes que atuam nas unidades.

Segundo o diretor do Departamento de Atenção Básica, Allan Sousa, a ideia é que o gestor possa organizar essas equipes de acordo com a realidade e necessidade de cada município -o que abriria a possibilidade de quantidade maior ou menor de profissionais de saúde e de carga horária.

Hoje, a maioria das unidades adota o modelo da Estratégia Saúde da Família, o qual prevê equipe multiprofissional, com médico generalista ou especialista em medicina da família, enfermeiro, auxiliar ou técnico em enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros.

“Mantém-se a prioridade do Saúde da Família, mas também passa a reconhecer a importância de outros modelos de organização da atenção básica”, afirma Sousa, para quem profissionais do Mais Médicos também podem vir a ser incorporados ao novo modelo.

A proposta, porém, é questionada por entidades, para as quais há risco de que, em um contexto de crise econômica, o financiamento dessas novas equipes passe a ser desviado da Estratégia Saúde da Família.

Questionado, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nega que haja mudança nos valores repassados. Segundo ele, os parâmetros estabelecidos hoje acabam por impedir o financiamento do atendimento em algumas regiões.

“A flexibilização permitirá financiar esse atendimento que está acontecendo, porque o prefeito hoje dá assistência, mas que não consegue o financiamento do Ministério da Saúde porque não reconhecemos o mundo real”, diz.

“Passaremos a financiar equipes que não estão no padrão estabelecido”, completa Barros.

Questionado sobre como assegurar que não haja prejuízos aos pacientes, Sousa afirma que a ideia é utilizar o prontuário eletrônico para monitorar se o atendimento está sendo efetuado e os resultados atingidos. O modelo, porém, ainda só está presente em 40% das unidades básicas de saúde. Segundo o diretor, a pasta pretende alcançar 100% de cobertura até o fim de 2018.

Dois agentes em um

Em outra proposta de mudanças, o governo prevê que o atendimento entre agentes comunitários de saúde (que hoje fazem visitas regulares para verificar a situação de saúde dos pacientes) e o de agentes de endemias (que fazem o combate a vetores de doenças como dengue, zika a chikungunya) passe a ocorrer de forma integrada. Neste caso, ambos os profissionais receberiam treinamento para realizar as duas funções, informam.

Para entidades como a Abrasco, porém, a medida pode levar à redução do número de agentes comunitários de saúde, além de prejudicar o combate a vetores de doenças, como o Aedes aegypti. O ministério, porém, nega que isso possa ocorrer.

Além dessas medidas, a proposta prevê estimular a inclusão de um “gerente” nas unidades de saúde, função que hoje costuma ser realizada por enfermeiros. Segundo Sousa, no entanto, a falta de outro profissional para ocupar o cargo acaba retirando esses profissionais das ações de assistência.

A revisão, assim, abre espaço para que outros profissionais -incluindo aqueles que hoje não fazem parte da área da saúde- possam assumir a gerência das unidades. Caso um enfermeiro seja o “gerente” de uma equipe, um outro profissional deve ser incorporado para assegurar o atendimento, informa o ministério.

Lista de serviços

A revisão da Pnab também prevê mudanças em relação à oferta de serviços. Segundo o ministério, o objetivo é fazer com que todas as unidades de saúde passem a oferecer uma lista de serviços mínimos “essenciais” à população, como pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, vacinas, entre outros.

“Hoje, não existe determinação de qual o conjunto de ações que deve ser feito, apenas recomendações e protocolos. Ainda existem equipes que não fazem consultas de pré-natal, por exemplo”, diz Sousa.

Em outra mudança, a medida prevê ainda que o usuário possa ter atendimento em qualquer unidade de saúde de sua preferência -hoje, esse acompanhamento é vinculado ao endereço residencial do usuário.

Questionado se a medida não pode sobrecarregar as unidades de saúde, o diretor, no entanto, admite que uma reorganização poderá ser necessária. “Isso exigirá do gestor municipal um planejamento para poder adaptar à demanda”, afirma.

Prazos

Além das medidas, o prazo para implementação das propostas também tem sido alvo de críticas de entidades do setor. Para a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), há uma tentativa para que as mudanças sejam implementadas “a toque de caixa”, sem que haja espaço ou tempo suficiente para debates.

“Causa imensa preocupação a proposição de uma reformulação da Pnab num momento de ataque aos direitos sociais estabelecidos na Constituição e de sítio fiscal”, informa. Mesma posição tem o Conselho Nacional de Saúde. “É preciso aprofundar o debate para que nenhuma mudança, neste momento, signifique retrocesso”, diz a entidade, em nota.

Sousa, por sua vez, nega que tenha havido tempo insuficiente para discussão. Segundo ele, a medida já é avaliada desde 2016 em reuniões com gestores de saúde e entidades. O diretor admite, no entanto, que a pasta pode estender o processo caso hajam novas contribuições.

Após a consulta, a previsão é que as mudanças voltem a ser discutidas entre gestores de saúde ainda neste mês. Se aprovadas, as medidas entrariam em vigor ainda neste ano. (Folhapress)

Leia mais:

  • Direito à saúde: como conseguir uma vaga na UTI?
  • Goiás contra o Aedes terá novas estratégias no segundo semestre
  • Médicos reforçam pressão para que veto seja mantido

 

 

 

Leia também:

Representantes de feiras especiais se reúnem com a prefeitura para tratar da retomada
Destaque 2

Feiras livres e especiais suspensas por uma semana com novo decreto de Goiânia

by Folhapress
28/02/2021

A partir de segunda feira (01/03), por um prazo de uma semana, a Prefeitura de Goiânia decidiu suspender as atividades...

Read more
Palmeiras sai na frente do Grêmio na decisão da Copa do Brasil
Esportes

Palmeiras sai na frente do Grêmio na decisão da Copa do Brasil

by Folhapress
28/02/2021

Palmeiras mais perto do tetracampeonato da Copa do Brasil. Na noite deste domingo (28), em partida bem acirrada na Arena...

Read more
Fiscalização percorrerá bairros de Goiânia a partir desta segunda-feira (1) para verificar cumprimento do decreto
Cidades

Fiscalização percorrerá bairros de Goiânia a partir desta segunda-feira (1) para verificar cumprimento do decreto

by Folhapress
28/02/2021

A prefeitura de Goiânia começa a fiscalizar nesta segunda-feira (1), o cumprimento do decreto de número 1.646/ 2021, que suspende...

Read more
Governo de Goiás lança edital para sorteio de 83 apartamentos, nesta segunda-feira (1)
Cidades

Governo de Goiás lança edital para sorteio de 83 apartamentos, nesta segunda-feira (1)

by Folhapress
28/02/2021

O edital de seleção para sorteio de 83 apartamentos do Residencial Agenor Modesto, localizado em Aparecida de Goiânia, será lançado...

Read more
Vila Nova quebra jejum e vence Jaraguá pela primeira vez na história
Esportes

Vila Nova quebra jejum e vence Jaraguá pela primeira vez na história

by Folhapress
28/02/2021

O Vila Nova Futebol Clube quebrou um jejum ao vencer o Jaraguá na 1ª Rodada do Campeonato Goiano 2021. A...

Read more
Dayane Mello
Entretenimento

Brasileira chega à final de Big Brother Italiano, com o apoio de público brasileiro

by Folhapress
28/02/2021

A brasileira Dayane Mello, natural de Joinville (SC), disputa a final do Gran Fratello Vip. A versão italiana do Big...

Read more

RSS ALTAIR TAVARES ONLINE

  • Caiado prevê 12 milhões de doses das vacinas aplicadas em março 28/02/2021
  • Porque Caiado usa duas máscaras de proteção facial e você deveria fazer o mesmo 28/02/2021
  • Novos decretos determinam lockdown parcial em Goiânia e Aparecida para enfrentar o pior mês da pandemia 27/02/2021

Recomendado pra você

Representantes de feiras especiais se reúnem com a prefeitura para tratar da retomada

Feiras livres e especiais suspensas por uma semana com novo decreto de Goiânia

2 horas ago
Palmeiras sai na frente do Grêmio na decisão da Copa do Brasil

Palmeiras sai na frente do Grêmio na decisão da Copa do Brasil

2 horas ago
Fiscalização percorrerá bairros de Goiânia a partir desta segunda-feira (1) para verificar cumprimento do decreto

Fiscalização percorrerá bairros de Goiânia a partir desta segunda-feira (1) para verificar cumprimento do decreto

6 horas ago
Diário de Goiás

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Navegar pelo site

  • Home
  • Política
  • Esportes
  • Concursos
  • Cidades
  • Colunas e Blogs
  • Últimas
  • Eleições 2020

Siga nas redes sociais

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Ao continuar utilizando este site você aceita usar os cookies.

Diário de Goiás
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.