28 de junho de 2022
Mundo

Governo paralisado faz Trump cancelar viagem de delegação dos EUA a fórum de Davos

O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (17) que cancelou a viagem da delegação americana para a cidade de Davos, na Suíça, onde será realizado o Fórum Econômico Mundial. O motivo alegado foi a paralisação parcial que atinge o governo e que já está em seu 27º dia.
“Em consideração pelos 800 mil ótimos trabalhadores americanos que não estão recebendo pagamento e para assegurar que sua equipe possa ajudar como necessário, o presidente Trump cancelou a viagem de sua delegação ao Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça”, segundo comunicado da porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.
Na quinta passada (10), o próprio presidente já havia anunciado que não participaria do encontro, que ocorre de 22 a 25 de janeiro, em razão da paralisação que deixa 800 mil funcionários federais de licença ou trabalhando sem receber e que provoca outros transtornos, como fechamentos de parques e atrasos em aeroportos.
Mais cedo, o presidente usou o apagão para negar à líder da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, o uso da aeronave oficial para viajar a Bruxelas, Egito e Afeganistão.
O impasse com democratas diz respeito ao financiamento ao muro na fronteira com o México. O presidente se recusa a assinar quaisquer medidas para financiar o governo que não contemple verba para a obra. Os democratas rejeitam aprovar qualquer lei que tenha essa provisão. (DANIELLE BRANT, NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS)