21 de maio de 2024
Datafolha

Com mais uma queda, aprovação ao governo Lula empata com quem reprova petista

Para 58%, presidente também fez menos do que se esperava até agora
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de Lançamento do Plano Juventude Negra Viva no Ginásio Regional de Ceilândia, em Brasília. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de Lançamento do Plano Juventude Negra Viva no Ginásio Regional de Ceilândia, em Brasília. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Quase um ano e cinco pesquisas do Datafolha após assumir a Presidência pela terceira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acumulou algumas quedas na aprovação ao seu governo, a maior agora, com a divulgação mais recente do instituto na tarde desta quinta-feira (21). Agora, consideram o trabalho do petista ótimo ou bom 35%, ante 33% que o avaliam como ruim ou péssimo e 30% como regular.

A aferição feita entre esta terça (19) e quarta-feira (20), com 2.002 entrevistas com eleitores de 147 cidades, tem a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou menos. Por conta disso, a pesquisa considera empate técnico entre quem aprova e reprova o trabalho do presidente.

No começo, em março de 2023, eram 38% os que aprovavam, contra 29% dos que reprovavam. De lá pra cá, houve poucas alterações, sendo a maior agora, nesta semana. Em relação à pesquisa anterior, feita no começo de dezembro para avaliar o conjunto do primeiro ano do terceiro mandato do petista, as oscilações,a gora, mostram um cenário negativo para o presidente.

Dentro disso, ainda há o recorte de 58% dos ouvidos que consideram que Lula faz menos do que poderia ter feito no seu governo. Do total, 15% acham que o presidente fez mais, e 24%, o esperado. No geral, 56% dos que responderam consideram que a vida está igual neste governo se comparado aos anteriores, 25% que a veem melhor, e 20%, pior.

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Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.