20 de julho de 2024
Brasil

Governo Federal anuncia estudo para privatizar 9 estatais

(Foto: Valter Campanato/ Arquivo/Agência Brasil - 03/12/2018)
(Foto: Valter Campanato/ Arquivo/Agência Brasil - 03/12/2018)

Além dos Correios, outras 8 empresas estatais estão na lista de privatizações planejadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O anúncio foi feito no final da tarde desta quarta-feira (21/08) pelo ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. As informações são da Revista Veja.

Na manhã desta quarta-feira, Bolsonaro já havia antecipado que os Correios está na lista do Programa de Parceria de Investimentos.

De acordo com Onyx, as seguintes empresas deverão ser desestatizadas: Telebras, Correios, Porto de Santos, DataPrev e Cesagesp. Também estão na lista de estudos Emgea (Empresa Gestora de Ativos), ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias), Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada). Inicialmente, falava-se que 17 empresas deveriam ser privatizadas, porém, Onyx anunciou apenas 9.

Um estudo será feito para que chegar a um consenso sobre qual é a melhor solução para desestatização das empresas, caso seja com a venda de ações, concessões ou outro modelo. Não há prazo então, para a conclusão das privatizações.

Há a necessidade de algumas empresas passarem pela autorização do Congresso Nacional, como é a situação dos Correios.


Leia mais sobre: / / / / Brasil

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.