22 de abril de 2024
Recomendações • atualizado em 08/06/2023 às 15:51

Governo faz recomendações de saúde e reforça vacinação para Romaria de Trindade

A SES está preparando ações para atendimentos de saúde que incluem desde vacinação, até situações de urgência e emergência
Governo faz recomendações de saúde para os romeiros. Foto: Governo de Goiás
Governo faz recomendações de saúde para os romeiros. Foto: Governo de Goiás

O Governo de Goiás está reforçando ações de saúde para a Romaria de Trindade de 2023, que vai acontecer entre os dias 23 de junho e 2 de julho. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar levantamento e organização das unidades de saúde e fortalecer o serviço de vacinação.

A recomendação da SES é para que os romeiros se vacinem com antecedência contra influenza e covid-19. De acordo com a pasta, o tempo mínimo para que o corpo esteja apto a responder adequadamente contra o vírus é, em média, de 15 dias após a aplicação da dose.

Entre as ações, o estado de alerta para os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), da Criança (Hecad), de Urgências de Goiás (Hugo) e de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A população poderá contar ainda com o serviço de vacinação, reforçado pela van da vacina. Além disso, grupos técnicos vão elaborar planos de ação e definir pontos focais de cada área da saúde para garantir o monitoramento, assistência e atendimento em tempo hábil.

Nesse período que antecede a romaria, também será intensificado o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, com identificação de criadouros nas semanas que antecedem a festa e limpeza da cidade, em articulação com o município. Ademais, há ainda o apoio técnico presencial para a vigilância sanitária municipal nas ações de educação sanitária no comércio de alimentos ao longo da GO-060.

A SES destaca que a vacinação estará disponível nos postos de saúde e na van da vacina. A imunização contra a influenza está liberada para toda a população a partir de 6 meses de idade. Já a vacina contra a Covid-19 está liberada para as pessoas acima de 18 anos, com pelo menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses.

Com efeito, há ainda recomendações especiais para quem vai até Trindade caminhando pela Rodovia dos Romeiros. As autoridades de saúde orientam que o ideal é que as pessoas façam alongamento antes, durante e após o trajeto, mantendo um ritmo tranquilo, sem esforço excessivo.

O destaque especial é para caso de dores, falta de ar, cansaço anormal e confusão mental, situações em que é preciso procurar um ponto de atendimento em saúde o mais rápido possível. É necessário ainda vestir roupas adequadas ao tempo seco e frio à noite e de manhã, e ao calor intenso à tarde, além de utilizar calçados confortáveis e fazer hidratação constante.


Leia mais sobre: / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.