12 de agosto de 2022
Educação

Governo de Goiás tem 1.950 vagas em cursos gratuitos de robótica dos laboratórios Include

Oportunidades são destinadas para jovens com idade entre 12 e 20 anos; são 26 laboratórios Includes distribuídos em 23 municípios
(Foto: Sedi)
(Foto: Sedi)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de robótica dos laboratórios Include. São 1.950 vagas para jovens com idade entre 12 e 20 anos matriculados em escola pública ou que possuem bolsa integral em instituição privada. Os interessados podem realizar a matrícula pelo site e as aulas começam em agosto.

Para se candidatar a uma das vagas é preciso residir na cidade em que o laboratório se encontra. Em caso de empate, a classificação dos selecionados obedecerá a ordem de inscrição. O curso é presencial, tem duração de quatro meses e é dividido em módulos, como Cultura Maker e Programação.

Goiás é o estado com maior número de laboratórios Include do país. São 26 unidades distribuídas em 23 municípios de todas as regiões do Estado. Cada uma tem 75 vagas para cursos de robótica, com metodologia e linguagem de software e hardware, desenvolvidos para a inclusão social e econômica de jovens no mundo digital.

Continua após a publicidade

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio Cesar Pereira, afirma que os laboratórios têm revelado talentos com altas habilidades no desenvolvimento de tecnologias. “As primeiras turmas já resultaram em projetos sensacionais, em que os alunos criaram mecanismos com foco na solução de problemas da comunidade. O objetivo do programa é justamente este, despertar o interesse dos jovens e identificar aptidões. A partir daí, eles serão conduzidos para outras etapas do processo que vai formar os futuros profissionais do mercado de tecnologia”.

LEIA TAMBÉM: Lei torna obrigatório teste para facilitar diagnóstico de autismo (diariodegoias.com.br)

Os laboratórios estão instalados nos municípios de Alto Paraíso (no distrito de São Jorge), Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Caldas Novas, Catalão, Cavalcante, Cristalina, Goiânia (Jardim Novo Mundo, Setor Santos Dumont, Jardim Guanabara), Itumbiara, Jataí, Luziânia, Pirenópolis, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, Trindade, Uruana, Valparaíso, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Mozarlândia, Monte Alegre e Mambaí.

Continua após a publicidade