17 de abril de 2024
Avanços

Governo de Goiás sanciona criação da Região Metropolitana do Entorno do DF

A nova lei complementar vai proporcionar melhorias relacionadas a infraestrutura, saúde e transporte público a 11 cidades goianas do Entorno
Foto: Governo de Goiás
Foto: Governo de Goiás

O Governo de Goiás sancionou uma nova lei complementar que cria a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME). A iniciativa prevê a cooperação interfederativa entre os governos de Goiás e do Distrito Federal e a União, com objetivo de buscar soluções definitivas a problemas de mobilidade urbana, saúde, saneamento, destinação de resíduos sólidos, dentre outros.

A lei complementar também criou o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (Coderme), que será composto por integrantes dos executivos estadual, municipal e da sociedade civil organizada. O Coderme será dividido em Câmaras Temáticas que vão se dedicar à discussão, proposição de soluções e implementação de ações que visem a melhoria comum dos municípios contemplados.

A partir do novo projeto de lei, os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, poderão ter mais recursos para solucionar problemas diversos. O projeto de lei foi redigido com base em reuniões junto a representantes dos municípios e associações goianas e federativas.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado