14 de julho de 2025
mobilidade • atualizado em 04/07/2025 às 12:36

Governo de Goiás investe R$ 1,1 bilhão em obras de infraestrutura com modelo inédito de contratação

Pela primeira vez no Brasil, obras dessa magnitude serão executadas por meio de parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
Rodovias: trechos estratégicos para o setor produtivo devem ser pavimentados e duplicados. Foto: Divulgação.
Rodovias: trechos estratégicos para o setor produtivo devem ser pavimentados e duplicados. Foto: Divulgação.

O Governo de Goiás deu início a um novo ciclo de investimentos em infraestrutura ao lançar um pacote de sete obras rodoviárias estratégicas, com aporte superior a R$ 1,145 bilhão. Financiadas pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), as intervenções têm como foco o escoamento da produção agropecuária e a melhoria da mobilidade regional.

O grande diferencial, porém, está na forma de contratação: pela primeira vez no Brasil, obras dessa magnitude serão executadas por meio de parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com foco em agilidade, eficiência e desburocratização.

“O que estamos fazendo é romper com a burocracia ineficiente. É possível fazer mais, com mais qualidade e em menos tempo. A população quer estrada boa, quer obra pronta, quer segurança para trafegar. Esse novo formato garante isso. Goiás será exemplo para o Brasil”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, ao destacar que o modelo, previsto na Lei Federal nº 13.019/2014, une legalidade, inovação e rigor no controle dos recursos.

As obras somam mais de 330 quilômetros de rodovias nas regiões Sul, Sudeste e Centro do Estado, incluindo pavimentação, construção de pontes e duplicação de trechos. As intervenções serão executadas pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), que firmou termo de colaboração com o Estado para gerenciar os projetos nas GOs 461, 147, 178, 180, 206 e 220, passando por municípios como Bela Vista, Silvânia, Itarumã, Caçu, Iporá e Perolândia.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Adib Elias, o novo modelo soluciona entraves históricos da gestão pública. “Estamos resolvendo um gargalo que premia o menor preço em detrimento da capacidade técnica. Não podemos mais aceitar obras inacabadas, aditivos abusivos e promessas não cumpridas. Com esse modelo, a obra só para quando está pronta. Agora, a prioridade é o resultado”, enfatizou.

O termo de colaboração firmado entre a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), a Goinfra e o Ifag exige que todas as empresas contratadas passem por pré-qualificação técnica e ofereçam garantias sólidas, como seguro de responsabilidade civil e de conclusão da obra com cláusula de retomada. Em caso de falhas ou abandono, outra empresa poderá ser acionada para concluir o serviço.

“É um pacto de responsabilidade com o povo goiano. As empresas terão que cumprir prazos, metas e corrigir eventuais inconformidades, inclusive após a entrega”, completou Adib.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, destacou que o novo modelo prioriza a transparência e a fiscalização rigorosa. “A Goinfra vai acompanhar cada medição, cada desembolso, validar todos os pagamentos. Haverá auditoria externa, fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, da Controladoria-Geral do Estado e relatórios mensais. Qualquer não conformidade pode interromper a obra. É um sistema robusto, com foco em performance”, explicou.

A iniciativa foi viabilizada pelas Leis Estaduais nº 21.670/2022, que criou o Fundeinfra, e nº 23.291/2025, que reconheceu o Ifag como parceiro legal do Estado. Ambas passaram por análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO) e estão alinhadas à legislação federal.

Confira o mapa das obras:

  • GO-461 / GO-194 / GO-221 (52,35 km): R$ 108.089.940,82
  • GO-147: Bela Vista – Silvânia (46,26 km): R$ 170.056.613,10
  • GO-178 (dois lotes – total de 85,4 km): R$ 314.820.727,24
  • GO-180 (32,88 km): R$ 138.570.338,86
  • GO-206 (68,37 km): R$ 247.481.181,43
  • GO-220 (45,2 km): R$ 166.578.626,92

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