O Governo de Goiás está revolucionando a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar com um novo conceito de postos avançados inspirados no modelo norte-americano. A mais recente inauguração ocorreu nesta quinta-feira (27), no Jardim Ingá, em Luziânia, beneficiando diretamente mais de 100 mil moradores da região.
Segundo o vice-governador Daniel Vilela, a iniciativa faz parte do Projeto Capilaridade, que busca descentralizar o atendimento emergencial, levando as unidades para pontos estratégicos e garantindo maior rapidez nas operações. “Esse posto avançado representa um conceito moderno, com uma estrutura de construção rápida, garantindo toda a agilidade necessária para essa corporação tão essencial, que é o Corpo de Bombeiros Militar”, destacou.

Estrutura moderna e eficiência operacional
O modelo segue um padrão já adotado em 13 Estados brasileiros, inspirado no formato dos bombeiros nos Estados Unidos, permitindo a ampliação da cobertura operacional sem a necessidade de grandes quartéis. O Posto Avançado do Jardim Ingá será subordinado ao 5º Batalhão Bombeiro Militar de Luziânia e contará com três viaturas essenciais para emergências: Auto Busca e Salvamento, Unidade de Resgate e Auto Vistoria.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, essa estrutura compacta mantém a mesma eficiência de grandes unidades, mas com maior agilidade. “Esse modelo melhora a resposta nas ocorrências e fortalece a corporação. Goiás está entregando o quarto posto nesse formato e, no estado, vamos dobrar a presença dos bombeiros. No Entorno, vamos triplicar”, afirmou.
Transformação no Entorno do DF
A modernização dos serviços de segurança pública faz parte de um conjunto de investimentos que o governo tem realizado na região do Entorno do Distrito Federal. “Acabou a época em que tentavam transferir para o DF os problemas desta região. O governo entende que o Entorno faz parte de Goiás, e nós estamos investindo em educação, saúde e segurança pública para mudar essa realidade”, enfatizou Daniel Vilela.
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, celebrou a chegada da unidade e destacou a importância da iniciativa. “Se salvar uma vida, já vale mais do que todo o investimento. Luziânia vive um grande momento, com as lideranças políticas unidas e trabalhando. Quem ganha é a população”, afirmou.
Leia mais sobre: Corpo de Bombeiros de Goiás / Governo de Goiás / Luziânia / Entorno / Notícias do Estado