21 de maio de 2022
Educação • atualizado em 11/01/2022 às 12:00

Governo contraria consulta e nomeia Angelita Lima como reitora da UFG

Angelita Lima foi nomeada reitora. (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Angelita Lima foi nomeada reitora. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O Ministério da Educação nomeou a professora Angelita Pereira de Lima como nova reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG). A escolha do nome contraria o resultado da consulta na UFG, cuja vencedora foi a professora Sandramara Matias Chaves.

A portaria com a nomeação foi publicada ainda na segunda-feira (10). Lima foi a terceira indicada da lista tríplice. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) diz que vai avaliar com calma antes de tomar alguma medida.

“O sindicato, claro, defenderá a nomeação da primeira da lista. Mas estamos reunindo as entidades, como DCE. Precisamos agir juntos. Vamos consultar o jurídico também”, afirmou o professor Flávio Alves, presidente da Adufg.

Continua após a publicidade

Segundo Alves, o governo federal faz um jogo para tentar nomear interventor na instituição. “O governo quer que a Angelita recue para colocar um interventor. Em São Carlos, o nomeado aceitou após um acordo com o primeiro colocado. Era melhor aceitar que acontecer a indicação de um interventor. É um jogo. O governo está jogando, principalmente depois que soube da montagem da lista tríplice”, disse.

Angelita de Lima é diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e professora de Jornalismo. Ela é tida pelos colegas como defensora da democracia e aberta ao diálogo. Ela mantêm foco em pesquisas de gênero e direitos humanos, além de atividades de extensão voltadas para ações afirmativas, questões de gênero e direitos humanos, comunicação popular e comunitária.

A nova reitora da UFG também foi candidata a deputada estadual em 2014, pelo PT. Ela ficará à frente da instituição por quatro anos.

Continua após a publicidade

Em nota oficial na manhã desta terça-feira (11), a instituição confirmou o nome de Angelita Lima como reitora. Leia abaixo

A diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, Angelita Pereira de Lima, foi nomeada reitora da Universidade para o mandato de 2022-2025. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11/1). O nome da professora era o terceiro colocado na lista tríplice definida pelo Conselho Universitário (Consuni) no dia 18 de junho de 2021 e enviada ao Ministério da Educação (MEC). A lista tríplice era liderada pela atual vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, que continua no cargo como reitora em exercício até o dia 14 de janeiro. Ainda não há informações sobre a posse da nova gestão.

Bacharela em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, Angelita é mestra em Educação Brasileira e doutora em Geografia pela UFG. Professora da UFG desde 2002, atua na docência com ênfase em produção de texto jornalístico, jornalismo literário e narrativas de vidas; jornalismo investigativo e de dados. É pesquisadora de gênero e direitos humanos e professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos.