13 de julho de 2024
Tecnologia

Google lança o “modo ladrão” para Android; novidade bloqueia aparelho em caso de roubo

A ferramenta estará disponível a partir de julho para dispositivos com sistema Android 10 ou superior e funcionará a partir de Inteligência Artificial
O "modo ladrão" vai proteger celulares contra roubos e estará disponível para sistema Android 10 ou superiores. Foto: Reprodução
O "modo ladrão" vai proteger celulares contra roubos e estará disponível para sistema Android 10 ou superiores. Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (11), o Google anunciou oficialmente o lançamento de uma nova ferramenta que promete proteger os usuários contra roubos e furtos. O “modo ladrão” estará disponível para aparelhos com sistema Android 10 ou superior e operará em fase de testes a partir de julho deste ano.

De acordo com a empresa, o “modo ladrão” foi criado exclusivamente para aumentar a segurança dos usuários. Com funcionamento baseado em Inteligência Artificial (IA), quando houver movimentos abruptos, similares ao feito quando o celular é arrancado da mão durante um roubo, o sistema identificará a atividade e bloqueará a tela do aparelho.

Segundo o Google, o sistema identifica a ação de roubo por meio do acelerômetro, sensor que mede vibração e aceleração na IA. Ao ter a tela bloqueada após o movimento brusco, o celular só poderá ser ativado novamente com senha, pré-definida pelo usuário na ativação do novo sistema.

O Brasil será o primeiro país a testar a novidade. A escolha foi baseada nos altos índices de furtos e roubos. Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, somente em 2022 foram registradas 999.223 mil ocorrências do tipo.


Leia mais sobre: / / / Tecnologia

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.