27 de fevereiro de 2024
Seu dinheiro • atualizado em 04/12/2023 às 00:12

Golpe ou falta de atenção: o que fazer em caso de realizar um Pix errado?

Existe o Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso criado pelo Banco Central; entenda
Mesmo com possibilidade de reaver o dinheiro de um Pix errado, é extremamente necessário ficar atento às transações financeiras. (Foto: reprodução)
Mesmo com possibilidade de reaver o dinheiro de um Pix errado, é extremamente necessário ficar atento às transações financeiras. (Foto: reprodução)

Muitas pessoas acreditam que, depois de fazer um Pix errado, não há mais volta a não ser que a pessoa que recebeu seja honesta e devolva o valor. Mas existe uma outra forma de recuperar o dinheiro em casos de golpes ou falta de atenção: a principal o Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso criado pelo Banco Central principalmente para casos de crimes.

Para que esse método funcione, é preciso agir rapidamente. Se, ao fazer o Pix errado, o erro ou golpe for notado no mesmo momento, é preciso tirar um print do comprovante e entrar em contato diretamente com seu banco ou instituição financeira e falar que precisa acionar o MED.

Depois de feito, o banco da pessoa ou empresa que recebeu o dinheiro entrará em contato com a pessoa que foi lesada e, caso seja aceito o requerimento de estorno, a devolução será realizada. Já a outra opção de tentar recuperar dinheiro enviado de forma errado é mesmo a de entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro.

Se chave do Pix errado é um telefone ou um e-mail, fica mais fácil. De toda forma, não há milagres de garantia de dinheiro de volta. Ou seja, o Pix é algo para facilitar a vida, mas o uso dessa ferramenta exige máxima atenção.


Leia mais sobre: Economia

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.