17 de abril de 2024
ATENÇÃO

Goiasprev divulga prazos de prova de vida em 2024; confira calendário

Recadastramento é para aposentados, militares inativos e pensionistas
A prova de vida tem como objetivo evitar pagamentos indevidos. (Foto: Goiasprev)
A prova de vida tem como objetivo evitar pagamentos indevidos. (Foto: Goiasprev)

O recadastramento obrigatório do ano de 2024 para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar está disponível a partir deste mês. O calendário foi divulgado pela Goiás Previdência (Goiasprev).

O segurado deve acessar a página da Goiasprev para fazer o procedimento e conferir o calendário completo. O portal disponibilizou todas as informações sobre o serviço e alerta para os prazos de atualização do cadastro para evitar o bloqueio dos benefícios (60 dias após a data de aniversário) ou suspensão (90 dias após a data de aniversário).

A prova de vida tem como objetivo evitar pagamentos indevidos, como por exemplo em casos de óbitos não identificados e fraudes. Com o prazo determinado regularizado, o bloqueio de pagamento a partir do segundo mês é bloqueado, além da suspensão do benefício a partir do quarto mês subsequente ao do aniversário.

São mais de 70 mil segurados da Goiasprev que devem fazer o recadastramento, vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-GO) ou ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM-GO).

Provas de vida mensais

Sobre as provas de vida por mês, o Governo de Goiás tem realizado aproximadamente 5 mil e busca agilizar ainda mais o serviço. Para isso, a Previdência Estadual disponibiliza atendimento por videoconferência para casos de acamados, pessoas com comorbidades comprovadas e aos que moram fora do estado ou do país.

Apesar da forma remota, o atendimento presencial também continua, contando com a parceria do Portal Expresso e do Vapt Vupt, não sendo mais necessário o agendamento na plataforma. No caso dos municípios goianos que não possuem os serviços, o segurado pode ir até os postos de atendimento do Ipasgo.

Confira o calendário

Créditos: Goiasprev

Leia mais sobre: / / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.