26 de fevereiro de 2024
Turismo

Goiás Turismo promove ecoturismo na região da Chapada das Emas

A região turística contempla 10 municípios do Sudoeste goiano, além de abrigar o Parque Nacional das Emas, referência em ecoturismo e turismo de aventura
A Chapada das Emas conta com paisagens incríveis e cachoeiras atrativas para esportes e banho. Foto: Luciano Guimarães
A Chapada das Emas conta com paisagens incríveis e cachoeiras atrativas para esportes e banho. Foto: Luciano Guimarães

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) está atuando na promoção do turismo na região Sudoeste do Estado. Além de englobar 10 municípios goianos, a região turística conta também com a Chapada das Emas, com o Parque Nacional das Emas, declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.

A região abriga atrativos, sendo uma das poucas unidades de conservação onde se pratica o turismo de aventura, como boia cross, rafting e safári. O local também é muito procurado pelos praticantes de birdwatching e os demais amantes do ecoturismo que buscam maior contato com a natureza preservada.

No Sudoeste goiano estão os municípios de Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Doverlândia, Caiapônia, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Mineiros, Serranópolis e Chapadão do Céu. As cidades possuem características similares, além de identidade histórica e geográfica, que facilitam a cooperação entre eles e potencializam o desenvolvimento regional. Além disso, se uniram na criação do Fórum Regional da Chapada das Emas.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, esse agrupamento em uma nova região é positivo para a promoção dos destinos e para a realização das ações da pasta voltadas aos municípios do Sudoeste do Estado. “Vamos levar esses atrativos para as maiores feiras nacionais e internacionais do setor”, acrescentou.

Além das belezas naturais, a região oferece eventos de manifestações culturais e elementos da gastronomia goiana, como a produção de pamonha, queijo cabacinha, baru, frango com guariroba, rapaduras e doce de leite.


Leia mais sobre: / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.