27 de maio de 2024
Previsão do tempo • atualizado em 23/03/2023 às 09:54

Goiás terá tempo estável com mais horas de sol nos próximos dias

Há possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões mas sem grandes volumes
Goiás terá mais horas de sol nos próximos dias. (Foto: Reprodução)
Goiás terá mais horas de sol nos próximos dias. (Foto: Reprodução)

O goianiense foi surpreendido na manhã desta quinta-feira (23) com uma baixa neblina pela capital, afinal, “neblina baixa, sol que racha”. De acordo com Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o tempo deve ficar estável e os goianos poderão contar com mais horas de sol nos próximos dias.

André Amorim, gerente do instituto, explica que o tempo fica mais “firme” por causa de um sistema de alta pressão que se formou na altura de São Paulo e Minas Gerais, ou seja, ele vai dificultar a formação de nuvens de chuva aqui na região.

Mas, segundo André, em algumas regiões há possibilidades de chuvas isoladas. “Mas o volume é muito baixo e acaba não refletindo aquela chuvarada que estava acontecendo nos últimos dias”, explica.

Em relação a neblina que cobriu Goiânia nesta manhã, André explica que esse fenômeno acontece por causa da condensação do vapor d’água que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida.

Assim, a neblina surge da seguinte forma: quando o solo está úmido – em razão principalmente das chuvas –, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água.

Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar-se, formando uma fumaça branca.

Para esta sexta-feira (24) em Goiânia, a previsão é de variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas, temperatura máxima podendo chegar aos 29ºC e umidade relativa do ar variando entre 55% a 95%.


Leia mais sobre: / / / / Cidades

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.