28 de maio de 2024
Previsão do tempo • atualizado em 28/04/2024 às 12:29

Goiás tem alerta para risco de chuvas intensas em mais de 100 cidades, nesta terça (5); veja quais

O Cimehgo emitiu alerta para tempestades com ventos acima de 60 km/h e raios, em mais de 100 cidades goianas, entre elas a Capital
O alerta inclui mais de 100 cidade goianas, incluindo a capital. Foto: Reprodução
O alerta inclui mais de 100 cidade goianas, incluindo a capital. Foto: Reprodução

A previsão do tempo para Goiás nesta semana é de chuvas isoladas, com aviso de risco para tempestades em diversos pontos do estado. O alerta do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) é para ocorrência de chuvas intensas que podem vir acompanhadas de ventos fortes e raios, nesta terça-feira (5), em mais de 100 cidades goianas.

Conforme o prognóstico, as altas temperaturas, acima dos 30ºC, associadas a umidade, gera áreas de instabilidade criando o ambiente ideal para ocorrência de tempestades. O boletim de monitoramento de riscos aponta potencial alto para chuvas intensas em todas as regiões do Estado de Goiás.

No geral, o calor permanece, com temperaturas que podem chegar até os 34ºC em algumas cidades, o que torna o potencial volume de chuvas ainda maior. A expectativa é de que chova até 50 milímetros em um dia. Os riscos são para a combinação de chuvas intensas, com ventos fortes, de até 60 quilômetros por hora, e raios.

A Defesa Civil pede atenção da população para não se colocar em situações de risco, evitar passar em locais alagados e não enfrentar a enxurrada. Além dos alagamentos, as chuvas intensas podem provocar queda de árvores, interrupção do fornecimento de energia e outros transtornos. O alerta máximo é válido para mais de 100 cidades, incluindo a capital. Confira a lista:

Abadia de Goiás, Acreúna, Adelândia, Água Limpa, Aloândia, Americano do Brasil, Amorinópolis, Anhanguera, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Aparecida do Rio Doce, Araçu, Aragoiânia, Aurilândia, Avelinópolis, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Buriti Alegre, Buriti de Goiás, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Cachoeira Dourada, Caçu, Caldas Novas, Caldazinha, Campestre de Goiás, Campo Alegre de Goiás, Castelândia, Catalão, Caturaí, Cezarina, Córrego do Ouro, Corumbaíba, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Davinópolis, Edealina, Edéia, Fazenda Nova, Firminópolis, Goianápolis, Goiandira, Goianira, Goiatuba, Gouvelândia, Guapó, Hidrolândia, Inaciolândia, Indiara, Ipameri, Itarumã, Itumbiara, Ivolândia, Jandaia, Jataí, Joviânia, Mairipotaba, Marzagão, Maurilândia, Moiporá, Montividiu, Morrinhos, Mossâmedes, Nazário, Nova Aurora, Orizona, Ouvidor, Palestina de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palmelo, Palminópolis, Panamá, Paraúna, Perolândia, Piracanjuba, Pires do Rio, Pontalina, Porteirão, Professor Jamil, Quirinópolis, Rio Quente, Rio Verde, Sanclerlândia, Santa Bárbara de Goiás, Santa Cruz de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio da Barra, Santo Antônio de Goiás, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Três Ranchos, Trindade, Turvânia, Turvelândia, Urutaí, Varjão, Vicentinópolis, Goiânia.


Leia mais sobre: / / / Catalão / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.