Com encerramento neste sábado (22), o Goiás Social Mulher oferecerá, até o meio-dia, dezenas de serviços gratuitos voltados às mulheres e suas famílias. A ação, feita em parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, está ofertando mais de 40 atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, documentação, capacitação profissional, empregabilidade, orientação jurídica e lazer.
A ação acontece em espaço montado na Rua 9E, no setor Garavelo Residencial Park, ao lado da Maternidade Maria da Cruz, desde a última quinta-feira (20). Os atendimentos neste sábado (22) iniciam às 8h. A expectativa é atender mais de 100 mil pessoas durante os três dias de programação.
Serviços e atendimentos gratuitos
Na área da saúde, a população tem acesso a consultas com clínico geral, exames oftalmológicos em parceria com o Cerof/UFG, ultrassonografias, atendimento odontológico, testes rápidos para ISTs, aferição de pressão e glicose, vacinação e exames preventivos realizados na Carreta da Mamografia.
Também são ofertadas orientações sobre planejamento familiar, incluindo inserção de DIU, laqueadura e vasectomia, além de apoio para emissão e atualização do Cartão SUS. Na assistência social, as mulheres podem atualizar o Cadastro Único (CadÚnico), solicitar o cartão Mães de Goiás e receber kits enxoval para gestantes e mães de recém-nascidos.
A OVG distribui cadeiras de rodas e de banho, fraldas geriátricas e infantis, muletas, bengalas e outros itens assistenciais. O evento também oferece vagas de emprego e cursos de capacitação por meio do programa Retomada, com oficinas de beleza, cursos técnicos e formações do Cotec.
Orientações jurídicas e emissão de documentos
A Polícia Civil está no local emitindo carteiras de identidade. O Vapt Vupt realiza a emissão de CPF, segunda via de boletos do IPVA e CRLV, além de outros serviços. A Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça oferecem orientação e assistência jurídica gratuita em processos de divórcio, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e medidas protetivas.
Outros atendimentos disponíveis:
- SMTA: emissão de cartões de estacionamento para idosos e PCDs;
- Saneago: negociação de débitos, cadastro na tarifa social e emissão de segunda via de contas;
- AGR: orientações sobre serviços regulados como saneamento e transporte intermunicipal;
- Esporte e Lazer: espaço infantil com brinquedos e atividades recreativas.
Leia mais sobre: Goiás Social Mulher 2025 / Governo de Goiás / Prefeitura de Aparecida / Aparecida de Goiânia / Cidades