19 de abril de 2025
Pioneiro • atualizado em 23/03/2025 às 09:54

Goiás se torna o primeiro estado a integrar o Cebri, que articula colaborações internacionais

A adesão posiciona o estado em patamar privilegiado de relações internacionais, voltadas para políticas públicas
O titular do Secti, José Lyra Netto, e o vice-governador, Daniel Vilela, apresentaram a novidade. Foto: Secti
O titular do Secti, José Lyra Netto, e o vice-governador, Daniel Vilela, apresentaram a novidade. Foto: Secti

Goiás passa a ser o primeiro estado brasileiro a integrar o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). A instituição articula colaborações internacionais para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à internacionalização de projetos e programas.

A adesão posiciona Goiás em um patamar privilegiado de relações internacionais. O Cebri atualmente possui 126 associados, incluindo embaixadas, consulados, empresas públicas e governos, e é um dos think tanks mais influentes da América Latina.

A iniciativa para a entrada de Goiás no seleto grupo partiu da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O objetivo é posicionar o Estado em um patamar privilegiado de networking internacional, facilitando o acesso a atores globais de grande relevância e às mais recentes inovações mundiais.

Essa integração promete impulsionar a economia goiana por meio da atração de investimentos, potencializando a criação de empregos e aumento de renda. De acordo com o vice-governador Daniel Vilela, a ação conecta o Estado a oportunidades importantes.

“Esta é uma conquista histórica para Goiás, que reforça nosso papel de protagonismo no Brasil e no cenário global. Estar conectado com uma rede tão influente como o Cebri nos permite ampliar horizontes, atrair investimentos estratégicos e fomentar inovações que beneficiarão diretamente a nossa população”, afirmou Vilela.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, explicou o privilégio da parceria. “Além de grandes empresas, o Cebri também tem embaixadas e consulados de vários países entre seus associados, como Suíça, México, Noruega, Reino Unido e China. Isso significa que Goiás agora é sócio-institucional do Centro, terá acesso privilegiado e direto a todos esses parceiros”, salientou.

Para ele, esta é uma parceria estratégica que abre portas significativas para Goiás no cenário internacional. “Vamos aproveitar isso, inicialmente, em temas como inteligência artificial e desenvolvimento sustentável”, completou o secretário.

Políticas Públicas celebradas pelo Cebri

Com 25 anos de atuação, o Cebri tem sido fundamental para a formulação de políticas públicas e o fortalecimento da diplomacia brasileira, conectando especialistas, líderes e decisores públicos e privados em uma plataforma de inovação e cooperação internacional.

Para a diretora-presidente do Cebri, Julia Dias Leite, os estados e municípios têm um papel fundamental no debate e na implementação de políticas para a ação climática, a transição energética e a revolução digital. “O Cebri busca essa troca de visões, experiências e soluções para os desafios da agenda global. Ter o governo de Goiás como nosso associado é motivo de grande alegria e certeza de bons projetos”, afirmou.


Leia mais sobre: / / / / Economia / Notícias do Estado