27 de fevereiro de 2024
Debate • atualizado em 29/11/2023 às 08:59

Goiás ressalta a importância da cultura afro-brasileira no turismo goiano

O evento será realizado até às 14 horas, na Casa do Turismo, que fica na Rua 30, no centro de Goiânia.
As atividades fazem parte das celebrações pelo Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro. (Foto: André Dib/Goiás Turismo).
As atividades fazem parte das celebrações pelo Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro. (Foto: André Dib/Goiás Turismo).

Nesta quarta-feira (29), a Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), realiza uma série de atividades para fomentar a importância da cultura afro-brasileira no turismo goiano e a implementação do Afroturismo. O evento será realizado até às 14 horas, na Casa do Turismo, que fica na Rua 30, no centro de Goiânia.

As atividades fazem parte das celebrações pelo Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro. Em sua programação, o evento contará com palestras, apresentações musicais, roda de capoeira e feira cultural. A abertura do evento contou com a apresentação afro-brasileira, por meio do Projeto Cultural Faculdade Senac.

O evento vai contar, também, com feira cultural com itens africanos e sorteio de brindes. A partir das 11h, haverá apresentação de capoeira do grupo Passo Preto; oficina de boneca Abayomi e trancistas; e show com o Grupo Samba de Carlito.

Afroturismo

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, é importante levar o debate sobre o Afroturismo. O setor é uma vertente do turismo tradicional que dá destaque à cultura negra dos locais visitados, colocando como prioridade fornecedores negros na cadeia produtiva, além da promoção de ações afirmativas.

“O Afroturismo é uma tendência, tem sido discutido em nível nacional, pelo Ministério do Turismo e Embratur, inclusive com ações internacionais, visando trazer essa valorização da cultura afro-brasileira e Goiás tem muito a oferecer aos visitantes”, afirmou.

O gerente de qualificação da Goiás Turismo, Fernando Magalhães prevê que Goiás pode avançar neste sentido na medida em que debate importância da cultura ancestral para o setor. “Além disso, queremos que eles sejam empreendedores do turismo”, completou.

SERVIÇO
Afroturismo é tema de debate em evento promovido pelo Governo de Goiás
Quando:
Quarta-feira (29/11), até às 14 horas.
Onde: Casa do Turismo – Rua 30, Centro de Goiânia


Leia mais sobre: / / / Geral / Notícias do Estado

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019