14 de junho de 2024
UpToDate • atualizado em 26/05/2024 às 10:03

Goiás renova contrato com ferramenta tecnológica de auxílio aos profissionais da Saúde

O uso da plataforma foi, ainda, ampliado para mais quatro unidades de saúde goianas
A ferramenta é utilizada em sete unidades de saúde do Estado, desde o ano de 2021. Foto: Divulgação/Hugol
A ferramenta é utilizada em sete unidades de saúde do Estado, desde o ano de 2021. Foto: Divulgação/Hugol

O Governo de Goiás informou, neste domingo (26), a renovação do contrato com a ferramenta UpToDate pelo período de cinco anos. Trata-se, conforme o Executivo estadual, de uma solução eletrônica que integra a saúde, baseada em evidências ao dia a dia dos profissionais de saúde nas unidades hospitalares estaduais.

A utilização do aplicativo também foi ampliada para mais quatro unidades de saúde: Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), Hospital Estadual de Anápolis (Heana) e Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm).

A ferramenta é utilizada pelo Estado, desde o ano de 2021, em sete hospitais. São eles: Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage Siqueira (HUGOL), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA) e Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, desde sua implantação no Estado, a adesão ao uso do UpToDate foi crescente. “No primeiro ano de contrato, 46 mil tópicos foram consultados por profissionais de saúde do Governo de Goiás. No ano de 2022 foram registrados 60 mil consultas ao aplicativo. Em 2023, este número saltou para 83 mil”, frisou.

“É uma ferramenta de tomada de decisão à beira do leito que auxilia os profissionais da área da saúde na tomada de decisões clínicas. O aplicativo é muito utilizado principalmente entre nossos residentes” acrescentou a gerente de Desenvolvimento de Ensino em Saúde da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, Letícia Pereira.

O aplicativo

O UpToDate é, segundo o Governo do Estado de Goiás, uma solução eletrônica que proporciona acesso a conteúdos atualizados, respondendo dúvidas clínicas, aumentando o conhecimento dos profissionais e melhorando o cuidado ao paciente.

“Com um rigoroso processo editorial, autores médicos mundialmente renomados atualizam diariamente as informações. Segundo dados oficiais, são gerados mais de mil tópicos por minuto”, frisa. A plataforma é utilizada por mais de 2 milhões de usuários em todo o mundo e por mais de 38,5 mil instituições em 191 países.

Treinamento

Para facilitar o uso da ferramenta, a equipe do UpToDate realizará dois dias de treinamento para os usuários do aplicativo em Goiás. O primeiro será no dia 28 de maio, às 9h, no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SES-GO).

O especialista Mário Rosa, responsável pelos treinamentos do UpToDate em toda a América Latina, conduzirá este workshop presencialmente. Já a versão remota do treinamento – que será realizada online e ao vivo – acontecerá no dia 13 de junho, das 15h às 16h30.


Leia mais sobre: / / Cidades