27 de fevereiro de 2024
Novidade

Goiás passa a disponibilizar ‘Passaporte do Turismo Goiano’ para viajantes

O documento, no modelo do passaporte padrão, tem espaço para anotações das visitas com data e assinatura de quem recebe o turista.
Iniciativa foi lançada na última quarta-feira (22), no Fórum Legislativo de Turismo. (Foto: Carlos Costa/ Alego).
Iniciativa foi lançada na última quarta-feira (22), no Fórum Legislativo de Turismo. (Foto: Carlos Costa/ Alego).

Para incentivar os viajantes a conhecer, valorizar e divulgar os atrativos turísticos de Goiás, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, lançou o ‘Passaporte do Turismo Goiano’. Ilustrado e com fotos de atrativos turísticos das 11 regiões que englobam os 95 municípios do Mapa do Turismo Goiano, o passaporte já pode ser solicitado de forma gratuita, na Comissão de Turismo da Alego.

O documento, no modelo do passaporte padrão, tem espaço para anotações das visitas com data e assinatura de quem recebe o turista. A iniciativa foi lançada na última quarta-feira (22), no Fórum Legislativo de Turismo, que discutiu propostas para descentralizar o turismo no Estado. Na ocasião estava presente o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Coronel Adailton (Solidariedade) e diversas autoridades do setor turístico.

No lançamento, o deputado Coronel Adailton destacou os avanços no setor do turismo em Goiás. “Nosso objetivo é descentralizar o turismo no Estado e fazer com que os goianos e os brasileiros conheçam outros destinos e não apenas Caldas Novas e Pirenópolis. E nós temos conseguido isso juntamente com todos do segmento do turismo”, enfatizou.

Resultados

Também presente na cerimônia de lançamento do passaporte, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, apresentou os resultados atingidos ao longo do exercício de 2023. Ele destacou as ações estratégicas centradas nos eixos de infraestrutura, governança, pesquisas, qualificação e promoção turística.

Amaral apresentou o mapa do turismo em Goiás, que consiste em 95 destinos e 11 regiões turísticas. “Por meio de emendas parlamentares, principalmente federais, nós investimos aproximadamente dois milhões e meio em ações de infraestrutura em cidades como Caiapônia, Parque Estadual de Terra Ronca, Caminho de Cora Coralina e Trindade”, pontuou.

O presidente apontou que também foram investidos R$ 3.620.191 em vários eventos nas cidades do interior. “Com esse valor, foram realizados circuitos de pesca esportiva em municípios, como Três Ranchos, Abadiânia, Buriti Alegre, São Simão, entre outros, além de circuitos de voo livre em Jandaia e Formosa e diversos eventos”, frisou.


Leia mais sobre: / / / Geral / Notícias do Estado

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019