Goiás alcançou o maior crescimento do turismo no Brasil no mês de abril de 2025. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada na sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Estatística (IMB), o Estado registrou aumento de 10,8% nas atividades turísticas em comparação com março, o melhor desempenho do país no período.
Na comparação anual, entre abril de 2024 e abril de 2025, Goiás apresentou um avanço de 13,5% no volume de atividades turísticas, enquanto a média nacional ficou em 9,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento goiano foi de 6,6%, também acima da média nacional, que atingiu 5,1%.
Para o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, os resultados refletem o compromisso da atual gestão com o fortalecimento do setor. “Os dados do IBGE não são coincidência. São resultado de uma gestão que trata o Turismo como política de Estado, com planejamento, investimento e seriedade. Enquanto o país cresceu 9,3%, Goiás avançou 13,5% nas atividades turísticas. Só em abril, tivemos a maior alta do Brasil: 10,8% em comparação ao mês anterior”, afirma.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, também destacou o papel das políticas públicas na expansão do setor. “Esse crescimento é reflexo direto dos investimentos contínuos em qualificação da mão de obra e inovação tecnológica. Estamos criando condições para que o setor de serviços se expanda de forma sólida, contribuindo com geração de emprego e desenvolvimento para o Estado”, diz.
Já o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, enfatizou o impacto socioeconômico do desempenho turístico. “Com Goiás liderando o crescimento do turismo no Brasil, conseguimos movimentar a economia, além de gerar mais emprego, renda e fortalecer o orgulho do nosso povo. Estamos transformando Goiás numa referência nacional não apenas no setor de serviços, mas também no de hospitalidade”, completa.
Outro dado relevante apontado pelo IBGE diz respeito à Receita Nominal das Atividades Turísticas, que, em Goiás, cresceu 7,1% em abril, na comparação com o mês anterior, enquanto o índice nacional foi de 1,0% no mesmo período.
Além de Goiás, outros 11 dos 17 Estados analisados pela PMS também apresentaram crescimento no turismo, porém em patamares inferiores. A Pesquisa Mensal de Serviços é um dos principais indicadores de acompanhamento da economia brasileira e avalia mensalmente a receita bruta de empresas de serviços, excluindo as áreas de saúde e educação.
Leia mais sobre: Goiás / IBGE / Turismo / Cidades / Notícias do Estado