19 de agosto de 2022
Cidades

Goiás investiga seis possíveis casos de reinfecção por coronavírus

Já são mais de 170 mil casos de Covid-19 em Goiás. Foto: Rovena Rosa- Agência Brasil.
Já são mais de 170 mil casos de Covid-19 em Goiás. Foto: Rovena Rosa- Agência Brasil.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) está investigando seis casos de possível reinfecção pelo coronavírus Sars-CoV-2 em Goiás. Todos eles são profissionais de saúde, que testaram positivo para a Covid-19 há algum tempo e voltaram a ter diagnóstico para a doença em testes RT-PCR.

Conforme a SES-GO, cinco tiveram sintomas nas duas vezes e quatro fizeram teste que deu negativo para o vírus no período entre as supostas primeira e segundas infecções.

Os pacientes são de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Nenhuma hipótese é descartada pelos especialistas da pasta. Além da reinfecção, é avaliada a possibilidade de as pessoas não terem desenvolvido anticorpos suficientes ou até mesmo que a carga viral não tenha sido completamente eliminada e voltado a crescer em seguida. Uma hipótese menos provável é que algum dos exames tenha dado falso positivo.

Continua após a publicidade

“Vamos avaliar se isso, de fato, foi reinfecção, ou aumento da carga viral, que se tornou indetectável, e aumentou de novo depois. A Covid-19 é ainda uma incógnita”, disse o secretário Ismael Alexandrino à Rádio Bandeirantes Goiânia. “A gente busca na literatura onde a pandemia começou antes da nossa para ver o que tem surgido de novo”, completou.

Conforme Alexandrino, o Comitê de Operações de Emergência montou uma equipe de infectologistas para avaliar. Todos estão sendo monitorados, com exames coletados e o grupo vai pesquisar e avaliar os profissionais.