07 de julho de 2025
Segurança pública • atualizado em 17/06/2025 às 09:23

Goiás inaugura Batalhão de Policiamento Turístico em Caldas Novas para reforçar segurança

Além de Caldas Novas, a área de atuação do novo batalhão incluirá Rio Quente e toda a região das águas termais, cuja economia é movida principalmente pelo turismo
1º Batalhão de Policiamento Turístico, em Caldas Novas, vai garantir mais segurança aos moradores da região e também aos turistas. (Foto: Secom).
1º Batalhão de Policiamento Turístico, em Caldas Novas, vai garantir mais segurança aos moradores da região e também aos turistas. (Foto: Secom).

O Governo de Goiás vai inaugurar, no próximo dia 24 de junho, o 1º Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), em Caldas Novas, um dos principais destinos turísticos do Brasil. A nova unidade especializada vai reforçar a segurança de visitantes brasileiros e estrangeiros que buscam a cidade, conhecida por suas águas termais e infraestrutura hoteleira.

Com efetivo bilíngue e treinamento voltado para mediação de conflitos e patrulhamento orientado ao turista, o BPTUR atuará de forma preventiva e repressiva, com foco na inibição de crimes oportunistas, como furtos e estelionatos. Os policiais também estarão preparados para oferecer atendimento humanizado aos visitantes. “Começamos a especializar batalhões e fomos avançando gradualmente. Hoje eu posso dizer com muita honra que Goiás não tem um palmo de terra comandado por bandido”, destacou o governador Ronaldo Caiado ao ressaltar os avanços na segurança pública do Estado.

Além de Caldas Novas, a área de atuação do novo batalhão incluirá Rio Quente e toda a região das águas termais, cuja economia é movida principalmente pelo turismo. O serviço será integrado à Central de Atendimento ao Turista (Ceat), ampliando o alcance de ações preventivas.

De acordo com o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, major Renyson Castanheira, a unidade será a primeira de um projeto maior, com previsão de expansão para outros destinos turísticos goianos, como Pirenópolis, Cidade de Goiás e região do Rio Araguaia:

É uma concepção de segurança turística que será explorada por todo o Estado. Um projeto grande que visa atender não tão somente Caldas Novas, mas que será utilizado como programa de governo.

Além da capacitação do efetivo, o BPTUR contará com tecnologia de ponta, incluindo reconhecimento facial para identificação de criminosos e sistema de leitura de placas de veículos, capaz de detectar automóveis com registro de furto ou roubo. O monitoramento será feito a partir das imagens de câmeras de segurança espalhadas pelo município.

Para facilitar a identificação por parte da população e dos visitantes, os policiais do batalhão terão uniforme diferenciado, assim como as viaturas, que serão plotadas com identidade visual própria. A expectativa do governo estadual é que a medida traga mais segurança aos turistas e, consequentemente, impulsione a economia local, fortalecendo o comércio e os serviços ligados ao setor turístico.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado