28 de maio de 2024
Economia

Goiás faz parte dos estados que geram mais de 90% de toda bioeletricidade no Brasil

Ela é a terceira fonte de energia elétrica do Brasil, representa aproximadamente 5% da energia produzida anualmente
Além de Goiás, confira quais os outros estados que concentram 90% da produção nacional de energia por bagaço de cana. (Foto: reprodução)
Além de Goiás, confira quais os outros estados que concentram 90% da produção nacional de energia por bagaço de cana. (Foto: reprodução)

Dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) indicam que, em 2023, Goiás integrou os grupo de seis estados que produziram mais de 90% de toda a bioeletricidade gerada no Brasil. São Paulo (44,2%), Minas Gerais (12,8%), Mato Grosso do Sul (11,9%), Paraná (10,7%), Goiás (9,1%) e Mato Grosso (2,3%).

Em uma entrevista para a Folha de S.Paulo, Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da Unica, afirmou que esses estados são os maiores produtores de cana, o que explica a liderança na geração de energia.

O setor sucroalcooleiro impulsionou a produção de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar, contribuindo para a ampliação da liderança de São Paulo na geração de bioeletricidade para o sistema nacional. A bioeletricidade, que é a terceira fonte de energia elétrica do Brasil, representa aproximadamente 5% da energia produzida anualmente, ficando atrás apenas das hidrelétricas e usinas eólicas.

Essa forma de energia é gerada a partir de diversas fontes de biomassa, incluindo o bagaço e a palha da cana-de-açúcar, além de outros materiais como lenha, lixívia, resíduos de madeira, capim elefante, casca de arroz e biogás, entre outros. Segundo o boletim da Unica, o aumento na geração de bioeletricidade contribuiu para aliviar a sobrecarga do sistema hidrelétrico.

Leia também: Agrodefesa alerta sobre a obrigação de registrar drones pulverizadores de agrotóxicos


Leia mais sobre: Tecnologia

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.