27 de maio de 2022
Cidades

Goiás é o segundo estado com menor incidência de tuberculose

Amanhã (24) é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012, cerca de um terço da população no mundo está infectada com o vírus, cerca de 8,6 milhões de pessoas contraíram a bactéria causadora da doença.

Em Goiás, no ano passado, foram registrado 808 novos casos de tuberculoso, sendo o segundo estado com menor incidência do país, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinanet).

Continua após a publicidade

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Bacilo de Kosh, que se propaga pelo ar, através das gotículas eliminadas pela respiração, espirros e tosse, por isso, a transmissão ocorre de pessoas para pessoas.

Os principais sintomas da doença estão aliados ao emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração. A doença afeta principalmente os pulmões e pode se espalhar por outro órgãos. O tratamento dura entre seis e nove meses e depende da forma clínica do paciente. A principal medida de prevenção consiste na busca ativa dos casos nos indivíduos que apresentam um quadro prematuro de tuberculose, entre duas ou três semanas de contaminação.

Em 2011, 4,6 mil pessoas morreram em decorrência da tuberculose em todo o país, e outros 70 mil casos foram notificados em 2013. As informações são do Programa Nacional de Controle da Tuberculoso (PNCT), do Ministério da Saúde, que classificou o Brail em 17° lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Entre os países com mais causa de mortes por doença infecciosa, Brasil aparece em quarto lugar no ranking, sendo o primeiro em causa de mortes dos pacientes com Aids.

Continua após a publicidade

Leia mais sobre:
Cidades