27 de maio de 2024
Temporada • atualizado em 28/04/2024 às 12:33

Goiás abre Campeonato de Pesca Esportiva Gigantes do Araguaia; saiba como funcionará

Largada é no fim da tarde deste sábado (9), em Aruanã
A programação segue durante a noite, na Praça da Matriz, com premiação, shows de artistas locais e cerimônia de abertura do Gigantes do Araguaia. (Foto: reprodução)
A programação segue durante a noite, na Praça da Matriz, com premiação, shows de artistas locais e cerimônia de abertura do Gigantes do Araguaia. (Foto: reprodução)

O Campeonato de Pesca Esportiva Gigantes do Araguaia, realizado no município de Aruanã, começa neste sábado (09). Com incentivo do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), a largada está marcada para as 7h30, saindo do Porto dos Índios, a primeira edição da temporada deve movimentar o turismo da região do Vale do Araguaia.

O evento segue até outubro, passando também por Bandeirantes (distrito de Nova Crixás) e Luiz Alves (distrito de São Miguel do Araguaia). O campeonato conta com mais de 60 equipes de diferentes regiões do país. Todo o torneio somará o montante de R$ 600 mil em prêmios. Os trabalhos começaram, nesta sexta-feira (08/03), com ações sociais na comunidade local.

A equipe do evento realizou palestras sobre a importância da modalidade “pesque e solte” para preservação das espécies e do meio ambiente e explicou como denunciar casos de pesca predatória.

Já no sábado (09/03), durante todo o dia, as equipes percorrem o rio Araguaia com o objetivo de fisgar o maior peixe da competição. Após gravar a medição da espécie, a equipe deve devolver o peixe para o rio. Às 18h, quando retornarem da pescaria, os participantes vão validar os vídeos.

A programação segue durante a noite, na Praça da Matriz, com premiação, shows de artistas locais e cerimônia de abertura do Gigantes do Araguaia. Para o governador Ronaldo Caiado, o valor investido no torneio fomenta o turismo de pesca da região e possibilita mais oportunidades de emprego e renda para os guias e o trade turístico local. “Com isso, haverá melhores condições de vida para as pessoas que moram nas regiões ribeirinhas”.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o Governo de Goiás quer transformar o estado em um dos três melhores destinos de pesca esportiva no Brasil. “Já somos referência no país, e o objetivo é nos posicionar com mais força neste mercado. Em março, estaremos, pela segunda vez, na maior feira do segmento da América Latina, em São Paulo, a Pesca Trade Show”, informou.

Além do “Gigantes do Araguaia”, o Governo de Goiás é patrocinador do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, em Três Ranchos, Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão.

Duas competições destinadas às mulheres vão receber incentivos do Estado, o Tucuna Queen, nos dias 4 de maio e 21 de setembro, em Três Ranchos; e o Encontro de Pescadoras, no Distrito de Luiz Alves, com data a ser definida.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.