15 de junho de 2025
Oportunidade • atualizado em 21/05/2025 às 09:08

Goiás abre 900 vagas para curso gratuito de robótica e tecnologia voltado à juventude vulnerável

As inscrições vão até o dia 29 de maio de 2025 e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial
Programa Start oferece cursos gratuitos de robótica e outras tecnologias a jovens em situação de vulnerabilidade social. (Foto: Secti).
Programa Start oferece cursos gratuitos de robótica e outras tecnologias a jovens em situação de vulnerabilidade social. (Foto: Secti).

O programa Start, iniciativa do Governo de Goiás por meio do Goiás Social e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está com inscrições abertas para mais de 900 vagas em cursos gratuitos de robótica e outras tecnologias. Voltado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o programa busca promover inclusão e preparar os participantes para o mercado de trabalho no setor tecnológico.

As inscrições vão até o dia 29 de maio de 2025 e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial. Os cursos são voltados para jovens de 8 a 20 anos, com exceção do laboratório do Centro de Juventude Tecendo o Futuro da OVG, no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, que atende a faixa etária de 12 a 20 anos.

Para participar, é necessário estar matriculado na rede pública ou ser bolsista da rede privada, atendendo aos critérios previstos no edital. Metade das vagas são prioritariamente destinadas a pessoas do sexo feminino.

De acordo com a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o Start é uma ferramenta essencial de inclusão. “A educação é uma aliada fundamental para a verdadeira emancipação social e, com o programa Start, conseguimos ofertar cursos nesta área que tem hoje uma grande demanda de mão de obra qualificada, preparando os jovens goianos para amanhã serem competitivos nesse mercado de trabalho”, afirma.

Os cursos serão realizados em 17 cidades goianas: Goiânia, Cristalina, Trindade, Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Jataí, Luziânia, Mambaí, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Uruana e Valparaíso.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o programa é um passo importante para a formação de capital humano qualificado no estado. “Tem ajudado a inserir várias crianças e jovens no mundo da tecnologia, entendendo que isso pode mudar a vida delas e de suas famílias. A média salarial das carreiras de tecnologia é 85% superior à das demais profissões”, destaca.

Três módulos de formação tecnológica

O curso completo é dividido em três módulos. O primeiro, de Introdução à Robótica, ensina os fundamentos da área, como componentes, placas Arduino e lógica de programação. O segundo módulo, de Robótica e Impressão 3D, aprofunda os conhecimentos e inicia os alunos em projetos de prototipagem. Já o terceiro módulo, de Tecnologias Avançadas, explora temas como inteligência artificial e estimula os estudantes a desenvolverem soluções para problemas reais de suas comunidades.

O edital atual é voltado apenas para o primeiro módulo. Os demais são exclusivos para alunos veteranos. As aulas começam no dia 9 de junho de 2025, com turmas organizadas em diferentes horários para facilitar o acesso.

O programa Start é realizado em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG). Mais informações estão disponíveis no edital, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (62) 99627-6899.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado