27 de maio de 2024
Astromitologias

Goiânia vai receber mostra inédita ‘Terra Plena’ com entrada gratuita

Projeto tem a temática de 'Astromitologia' e conta com o trabalho de 14 artistas de Goiás e outros estados

Com uma visão intuitiva e visionária da arte, a mostra ‘Terra Plena’ estreia em Goiânia no dia 22 de março, com entrada gratuita no espaço multicultural Jardim Potrich, localizado no Jardim Goiás. Em entrevista ao Diário de Goiás, Tatiana Potrich, uma das curadoras do projeto, falou sobre a temática ‘Astromitologias’ que traz a conexão entre mitologias, lendas dos povos originários e estudos místicos sobre o cosmos.

O trabalho de curadoria foi realizado juntamente com Lari Mendes, que juntamente com Tatiana selecionou 14 artistas que contemplassem a diversidade, fossem de idades diferentes, de gêneros diferentes e que abordassem o tema. “Foram 14 artistas, 3 deles fizeram uns grafites e os outros 12 fizeram cada elemento e símbolos dos signos do horóscopo. A gente gostou muito do resultado, tem essa pegada regionalista, bem brasileira”, disse Potrich.

Os artistas selecionados para participarem do projeto são: André Morbeck (GO), Lupe Vasconcelos (GO), Xica (MG), Okun (GO), Bruno Vilela (PE), Sylvana Lobo (GO), Tarcísio Veloso (BA), Sophia Pinheiro (GO), Larovisk (GO), Emília Simon (GO), Guilherme Siqueira (GO), Helena Vasconcelos (MG), Vinícius Figueredo (GO) e Fabiano Nunes (SP).

Sobre a seleção, Tatiana conta que foi algo desafiador porque ambas vivenciam a arte, mas a seleção precisaria ser algo muito específico devido à temática. “Essa parte de curadoria é muito específica quando você tem um tema. Então, tudo foi muito estudado, muito conversado. Eu e a Larissa, a gente tem muitas ideias em comum, então, essa parte foi muito fácil para a gente se conectar”, explica.

Lei Goyazes

A mostra ‘Terra Plena’ é contemplada pela Lei Goyazes, um programa de incentivo à cultura disponibilizado pelo Governo de Goiás. Na entrevista, Tatiana também destaca a importância do fomento à arte por meio de políticas públicas. “Esse incentivo é de suma importância. A gente não vive só do aspecto físico. A gente tem que alimentar a alma também. Um espírito, você alimenta por meio de uma oração, de visitar um museu, de entender filosofia, de contemplar a arte, de estar perto da natureza. Então, tudo que vai alimentar essa parte espiritual é tão importante quanto as outras necessidades”, afirmou.

Um espírito, você alimenta por meio de uma oração, de visitar um museu, de entender filosofia, de contemplar a arte, de estar perto da natureza!

Tatiana Potrich

SERVIÇO
Mostra TERRA PLENA
Local:
Jardim Potrich – Rua 12, n°12, qd. B21, lote 7 Jardim Goiás
Data da Abertura: 22 de Março de 2024 das 19h às 23h
Data de Exposição: 23 de Março à 26 de Abril
Horários: Seg à Sex das 8h às 11h, das 14h às 17h ou hora marcada


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019