16 de julho de 2024
Goiânia Conecta • atualizado em 24/06/2024 às 17:10

Goiânia terá 50 locais com Wi-Fi gratuito para a população; confira

Entre os pontos com sinal de Wi-Fi público estão a Praça Universitária, Praça Tamandaré, Parque Vaca Brava e terminais Paula Garcia e Hailé Pinheiro
O Centro de Controle Integrado também fará o monitoramentos dos locais com câmeras, em tempo real. Foto: Jackson Rodrigues
O Centro de Controle Integrado também fará o monitoramentos dos locais com câmeras, em tempo real. Foto: Jackson Rodrigues

Goiânia conta agora com 50 locais com Wi-Fi gratuito para a população e para funcionamento de sistemas de monitoramento. Com instalações em diversos pontos da cidade, o projeto está sendo implementado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia de Goiânia (Sictec). O programa Goiânia Conecta foi apresentado nesta segunda-feira (24) pelo prefeito Rogério Cruz.

Com o objetivo de promover a conectividade, foram instalados 300 km de backbone e fibras de distribuição, permitindo o acesso à internet para câmeras de segurança e dispositivos da Internet das Coisas (IoT). A Prefeitura conta, atualmente, com 50 dispositivos IoT, instalados em pontos estratégicos da cidade, monitorando temperatura, umidade e pressão atmosférica para prevenir desastres naturais, como enchentes, em áreas identificadas pela Defesa Civil.

Nesta segunda (24), o prefeito Rogério vistoriou locais de Wi-Fi gratuito da capital, a exemplo da Praça Universitária, Praça Tamandaré e Parque Vaca Brava e o Centro de Controle Integrado (CCI), que faz o monitoramento por câmeras, no Paço Municipal.

Além disso, Cruz também mostrou as novidades do aplicativo Goiânia 24h. A partir de agora, além dos agendamentos de consultas, será possível comprar bilhetes de estacionamento da Área Azul e ingressos para o Zoológico.

“Já são mais de 30 pontos de internet grátis da Prefeitura de Goiânia, Wi-Fi gratuito. Estamos agora espalhando esses pontos, e teremos mais 20 ainda para ser instalados aqui na cidade de Goiânia, e, principalmente, voltado ao Centro de Goiânia. Isso é bom para a segurança do cidadão, a segurança das pessoas que andam na cidade e que querem se sentir bem junto à sua família ao passear por Goiânia”.

prefeito Rogério Cruz

Apoio a sistemas de monitoramento

A superintendente de Inovação Ciência e Tecnologia da Sictec, Jordana Vilela, destacou que o Wi-Fi é importante para o funcionamento dos sistemas de monitoramento de temperatura, fluxo de pessoas e esquemas de segurança na capital. “Estamos conseguindo incluir todas essas novidades para Goiânia se tornar cada vez mais uma cidade inteligente. Então, estamos incluindo agora a rede Wi-Fi, os IoTs para poder a inteligência artificial fazer leitura de temperatura, nos ajudar com relação a leitura de placa, aglomeração de pessoas e muito mais benefícios”, disse.

Ainda no que diz respeito ao videomonitoramento, foram adquiridas 345 novas câmeras, incluindo modelos bullets, speed dome e LPR (leitura de placas), integradas ao Centro de Controle Integrado (CCI), totalizando 3.195 câmeras de videomonitoramento em toda a cidade.

Uma Parceria Público-Privada (PPP) foi estabelecida para ampliar o monitoramento do CCI, possibilitando o acesso a câmeras privadas externas. Isso inclui o uso de software de inteligência artificial para detectar placas, pessoas e objetos suspeitos, visando aprimorar a segurança e auxiliar os órgãos de segurança pública.

Confira abaixo os locais com pontos de Wi-fi:
Rua 3 / Rua 8
Rua 84 / Rua 86 – Área interna Praça do Cruzeiro
Praça Prof. Gumercindo Inácio Pereira /Centro praça Moreira
Parque Flamboyant – Lado Rua 46 / Rua 49
Campo do Muranga – Vila Redenção
Praça do Ipê
Av. Assis Chateaubriand – Tamandaré Leste
República do Líbano – Tamandaré sul
República do Líbano – Tamandaré Norte
Av. Anhanguera c/ República do Líbano
Casa de Vidro
Isidória I
Isidória II
Terminal Paulo Garcia I
Terminal Paulo Garcia II
Terminal Hailé Pinheiro – I
Terminal Hailé Pinheiro – II
Parque Flamboyant – Lago
Av. T-3 x Av. T-10 – Vaca Brava
Interna 1 – Lago Vaca Brava
R. T-66 – Vaca Brava
R. T-66 x Av T-5 – Vaca Brava
Av T-15 x Rua T-68
Centro Praça Universitária


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.