18 de maio de 2025
Transporte público • atualizado em 23/04/2025 às 11:00

Goiânia tem o terceiro menor índice de pontos de ônibus entre as capitais brasileiras, revela IBGE

Capital goiana tem o terceiro menor índice de logradouros com pontos de transporte coletivo do tipo ônibus ou van, com apenas 5,3% das vias oferecendo essa estrutura
A situação de Goiás reflete o desempenho da capital: o Estado também ficou abaixo da média nacional (8,8%). Foto: RMTC.
A situação de Goiás reflete o desempenho da capital: o Estado também ficou abaixo da média nacional (8,8%). Foto: RMTC.

Apesar de figurar entre as capitais com os melhores indicadores de infraestrutura urbana em áreas como calçadas e iluminação pública, Goiânia aparece na lanterna quando o assunto é acesso a pontos de ônibus. De acordo com dados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, divulgada pelo IBGE, a capital goiana tem o terceiro menor índice de logradouros com pontos de transporte coletivo do tipo ônibus ou van, com apenas 5,3% das vias oferecendo essa estrutura.

O dado coloca Goiânia à frente apenas de Palmas (TO), com 4,5%, e Macapá (AP), com 3,1%, as duas últimas do ranking. No outro extremo, Porto Alegre (RS) lidera com 25% das vias contendo sinalização de ponto de ônibus, seguida por Belo Horizonte (MG), com 20,5%, e Florianópolis (SC), com 19,8%.

Em nota, a RMTC afirmou que os pontos de parada de ônibus têm passado por um processo contínuo de melhoria e recuperação. “As ações implementadas demonstram que a capital e os municípios da região metropolitana estão em processo ativo e contínuo de transformação do serviço de transporte público coletivo na RMTC, refletindo em uma realidade diferente de dois anos atrás”, destacou a empresa, em nota. (Confira nota na íntegra ao final).

Goiás também vai mal no ranking estadual

A situação de Goiás reflete o desempenho da capital: o Estado também ficou abaixo da média nacional (8,8%), com apenas 3,8% dos moradores vivendo em ruas com sinalização de ponto de ônibus ou van. O estado ocupa a sétima pior colocação entre as unidades da federação nesse indicador. Entre os Estados com melhor desempenho estão o Rio Grande do Sul (14,5%), Santa Catarina (11,9%) e São Paulo (11,8%), que lideram o ranking de maior cobertura com pontos de transporte público sinalizados.

Infraestrutura e mobilidade

Embora Goiânia tenha bons índices em áreas como pavimentação (99,1%), iluminação pública (99,6%) e presença de calçadas (98%), a carência de pontos de ônibus sinalizados levanta questionamentos sobre a efetividade e acessibilidade da mobilidade urbana na cidade. Vale destacar que o levantamento considera apenas a existência de sinalização visível de parada, não incluindo informações sobre frequência, cobertura de linhas ou qualidade do serviço.

Os dados fazem parte do Censo Demográfico 2022 e têm o objetivo de auxiliar no planejamento urbano e na formulação de políticas públicas, especialmente no que diz respeito ao transporte coletivo e à inclusão social nas cidades brasileiras.

Nota de Esclarecimento
Abrigos de Ônibus em Goiânia e Região Metropolitana

Diante dos dados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, realizada pelo IBGE em 2022 e divulgada recentemente, que colocam Goiânia entre as capitais com menor índice de abrigos de ônibus, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) esclarece que, desde janeiro de 2024, dentro da política de reestruturação da RMTC, os pontos de parada de ônibus de Goiânia e da Região Metropolitana têm passado por um processo contínuo de melhoria e recuperação, com avanços significativos na instalação de novos abrigos, reformas, conservação, informação e sinalização de pontos de parada de ônibus, feito inédito no Brasil. As ações implementadas demonstram que a capital e os municípios da região metropolitana estão em processo ativo e contínuo de transformação do serviço de transporte público coletivo na RMTC, refletindo em uma realidade diferente de dois anos atrás da mobilidade urbana, com foco em acessibilidade, segurança e, principalmente, na qualificação da infraestrutura dos pontos de ônibus existentes.

Atualmente, a RMTC conta com mais de 7.100 pontos de parada de ônibus ativos e em operação. Importante destacar que, desde 2024, quando iniciado o Programa de Implantação, Reforma e Manutenção de abrigos em Pontos de Parada de Ônibus da RMTC, já foram fabricados e instalados 752 novos abrigos e outros 1.458 já passaram por reformas completas em sua infraestrutura. Além disso, 6.550 abrigos já receberam manutenção e conservação, processo que inclui limpeza geral, retirada de cartazes e pichações, dentre outros pequenos reparos. Dos abrigos em operação, 4.406 já possuem novos aparatos de informações na qual o usuário, através de QR-Code, tem acesso a rotas, horários e previsão de chegada dos ônibus daquele ponto de parada. Outros 2.219 também já foram identificados por placa I-23 e 2.084 sinalizados, conforme os padrões Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Os aparatos de informação nos abrigos também contemplam alertas contra depredação e importunação sexual, chamada para incentivar o uso do aplicativo Mulher Segura, logomarca da Polícia Militar e o número do WhatsApp de Segurança.

Outro número relevante que merece destaque é o de vistorias técnicas que foram realizadas neste período, em 1.109 abrigos de concreto instalados na região metropolitana. Destes, 302 que tiveram laudo atestados como “críticos”, foram imediatamente removidos e substituídos por novos abrigos.

Todos foram devidamente fotografados (6.968 fotos tiradas), sendo emitidos laudos individuais por profissionais de engenharia. Os abrigos de concreto ainda existentes na região metropolitana vêm passando por manutenções periódicas, num processo complexo, realizado por profissionais treinados e equipados.

O Programa de Implantação, Reforma e Manutenção de abrigos em Pontos de Parada de Ônibus da RMTC tem investimentos em contratação de pessoas, contratação de empresas especializadas, maquinários e equipamentos modernos, indispensáveis para uma boa execução das atividades. Destaca-se também aquisição de um software europeu, que ajuda na gestão e no controle dos processos.


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