16 de junho de 2024
Mobilidade urbana

Goiânia promove campanha “Esquina Livre”, em diversos pontos da capital, ao longo do mês de junho

Com lançamento previsto para às 7h desta terça-feira (11), a ação tem o objetivo de reduzir o número de sinistros nos cruzamentos e promover mais segurança aos usuários da via
Foto: Mobilidade
Foto: Mobilidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia lança, nesta terça-feira (11), na Praça Joaquim Lúcio, situada no Setor Campinas, a Campanha Esquina Livre. Com início às 7h, a ação tem como objetivo é reduzir o número de sinistros nos cruzamentos e promover mais segurança, em toda a capital.

A campanha será realizada por agentes de trânsito da Mobilidade em uma força-tarefa nos pontos mais críticos da cidade durante todo o mês de junho. “O principal problema de estacionar o carro na esquina é a obstrução da visão, o que pode resultar em colisões e até mesmo atropelamentos. Além disso, a prática dificulta a manobra de outros veículos, causando congestionamentos e transtornos no trânsito”, explica o titular da pasta, Marcelo Torrubia.

“É importante lembrar que este tipo de comportamento não prejudica apenas a visibilidade dos condutores, mas a maioria das rampas de acessibilidades fica próxima às esquinas”, salienta o secretário. A Mobilidade destaca, ainda, que as equipes de Educação para o Trânsito trabalham diariamente no sentido de orientar os condutores. Portanto, a campanha Esquina Livre será um trabalho com teor fiscalizatório, conforme Torrubia.

Infrações

De acordo com a Mobilidade, em 2022 foram registradas 5.595 infrações por estacionar nas esquinas a menos de cinco metros do alinhamento da via transversal. Já em 2023, esse número aumentou para 16.487, na capital. Já em 2024, de janeiro a maio foram registradas 6.959 infrações por estacionamento em esquinas.

De acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ato é considerado uma infração média com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da medida administrativa, neste caso, a remoção do veículo.


Leia mais sobre: / / / Cidades