08 de agosto de 2022
Imunização • atualizado em 25/07/2022 às 18:12

Goiânia inicia aplicação da 4ª dose contra Covid-19 em pessoas acima de 30 anos

A estratégia segue recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) e abrange os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen
(Foto: Jucimar de Sousa)
(Foto: Jucimar de Sousa)

A Prefeitura de Goiânia começa a aplicar o segundo reforço (4ª dose) contra a Covid-19 em pessoas com idade a partir de 30 anos, nesta terça-feira (26). A estratégia segue recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) e abrange os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. Ao todo, 72 locais serão disponibilizados para o atendimento, além das vans da VacinAção estacionadas diariamente em locais estratégicos da capital.

Podem se vacinar pessoas desta faixa etária que receberam o primeiro reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses, além de vacinados com o segundo reforço da Janssen (3ª dose) enquadrados nesta faixa etária.

O prefeito Rogério Cruz destaca que a ampliação do reforço da vacinação é mais um passo na luta contra a Covid-19. “Com muita responsabilidade e a população cada vez mais imunizada, a rotina vai voltando ao normal, por isso, é sempre uma alegria anunciar mais essa etapa da vacinação”, pontua.

Continua após a publicidade

NÃO DEIXE DE LER: Fundação Bradesco oferece cursos gratuitos de formação profissional em Aparecida

“As doses de reforço são essenciais para potencializar o efeito da vacina no organismo, e responsáveis por reduzir o risco de agravamento em caso de Covid-19”, afirma o secretário municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso.

No entanto, nem todos estão aptos a receber a quarta dose em função de atrasos do esquema vacinal da população. Durval Pedroso frisa que os números levam “em consideração que 519.618 pessoas em Goiânia ainda estão com o primeiro reforço em atraso”.

Continua após a publicidade

Vacinação em crianças de 3 a 4 anos

Na última quinta-feira (21/07), Goiânia iniciou a vacinação contra a Covid-19 nas crianças de 03 a 04 anos, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No grupo, é aplicada a primeira dose da vacina CoronaVac. Pelo menos 38.665 crianças na capital estão aptas a se vacinar.

Vacinação por idade

A vacinação contra a Covid-19 prossegue para as demais idades. Pessoas a partir de 12 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses podem receber o reforço. Continua, também, a aplicação da segunda dose, considerando o fabricante e intervalo a partir da primeira aplicação.

Vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Janssen

Podem se vacinar pessoas enquadradas nas seguintes situações:

-Quem tem de 18 a 39 anos deve tomar duas doses de reforço (total = 3 doses).
-Quem tem 30 anos ou mais deve tomar três doses de reforço (total = 4 doses).
-O intervalo entre as doses é de dois meses entre a dose inicial e o primeiro reforço, e quatro meses entre os reforços seguintes.