14 de junho de 2024
Atendimentos suspensos • atualizado em 30/05/2024 às 09:49

Goiânia e Aparecida decretam ponto facultativo nesta sexta (31); confira serviços disponíveis

Com o feriado prolongado, órgãos das repartições públicas municipais terão os atendimentos interrompidos, com retorno na próxima segunda (3)
Órgãos da administração pública terão funcionamento alterado durante o feriado prolongado. Foto: Reprodução
Órgãos da administração pública terão funcionamento alterado durante o feriado prolongado. Foto: Reprodução

As prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira (31), em razão do feriado prolongado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30). Assim sendo, órgãos da administração pública municipal terão algumas atividades suspensas, com retorno na segunda-feira (3), e manterão funcionamento apenas seriços considerados essenciais.

Em Aparecida, serviços de segurança, emergência em saúde com atendimento 24h e limpeza urbana não serão interrompidos. Além disso, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, a Central de Imunização retomará os serviços no sábado (1º).

Já em Goiânia, os serviços essenciais também serão mantidos e o transporte coletivo terá linhas e horários especiais durante os próximos dias. Conforme a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), nesta quinta (30), os ônibus vão operar com planilha horária de feriado, com 3.469 viagens. Na sexta (31), a frota vai operar com planilha horária de férias, com 7.122 viagens. A recomendação é que os passageiros utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

Confira abaixo os órgãos públicos em funcionamento durante o feriado prolongado, em Goiânia:

Comurg

Os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes seguem sem interrupção, assim como os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos e de remoção de entulhos e manutenção nas praças.

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco e com priorização das situações mais graves. Unidades de saúde 24 horas: Cais Amendoeiras, Cais Bairro Goiá, Cais Campinas, Cais Cândida de Morais, Cais Vila Nova, Cais Finsocial, Ciams Novo Horizonte, Ciams Urias Magalhães, Upa Novo Mundo, Upa Dr. Paulo de Siqueira, Upa Itaipu, UPA Maria Perillo, Upa Dr. Domingos Viggiano (no Jardim América), e Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc.

Também fazem parte da rede 24 horas o Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), Maternidade Nascer Cidadão (MNC), Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e o Samu, que atende situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas. O serviço pode ser acionado pelo 192 e conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Haverá ainda vacinação em três locais: Centro Municipal de Vacinação (CMV), Ciams Dr. Domingos Viggiano e Ciams Urias Magalhães. A sala de vacina do Ciams Novo Horizonte está temporariamente fechada para reforma. O município oferta ainda testagem para Covid-19. Locais de horários podem ser consultado no site www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/.

Centro de Zoonoses

O Centro de Vigilância em Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130. O serviço se destina às situações ligadas aos animais que estejam causando algum risco à saúde do homem, como animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa deve se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima para que seja avaliada a necessidade de receber a vacina antirrábica.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-2690. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são as Casas de Acolhidas – CAC I (62)992078306 e CAC II (62) 992077758, o SOS Criança e Complexo 24 Horas (62)992067271.

GCM

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, também continua sendo feita pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).Vale destacar que na GCM os serviços não sofrem alteração em decorrência de feriados e somente o setor administrativo trabalha por escala em datas especiais.

Lazer

Quem planeja passar o feriadão em Goiânia poderá aproveitar diversas opções de lazer oferecidas pela Prefeitura. Entre elas, o Parque Mutirama, no Setor Central, que vai funcionar de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h; e o Parque Zoológico de Goiânia, no Setor Oeste, que funcionará das 9h às 17h, com bilheteria até às 16h.

Há ainda os clubes. No entanto, vale destacar o funcionamento diferenciado das unidades em decorrência do feriadão. No Clube Rio Jordão haverá ponto facultativo e as atividades recreativas da unidades não serão oferecidas. No sábado e domingo só por agendamento. Já no Clube do Povo, na Região Noroeste, também haverá ponto facultativo. O clube vai receber os visitantes com agendamento feito previamente.


Leia mais sobre: / / / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.