02 de março de 2024
Decreto • atualizado em 24/11/2023 às 11:12

Goiânia decreta luto oficial de três dias em razão da morte do jornalista Batista Custódio

Vale lembrar que o luto oficial de três dias se estende por todo o estado com o decreto do governador do estado, Ronaldo Caiado.
Em abril de 2022, o prefeito esteve com Batista e pode ouvir suas histórias e conselhos sentado à mesa de sua residência. (Foto: Secom).
Em abril de 2022, o prefeito esteve com Batista e pode ouvir suas histórias e conselhos sentado à mesa de sua residência. (Foto: Secom).

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz anunciou luto oficial de 3 dias na Capital em razão da morte do jornalista Batista Custódio, durante agenda na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira (24). Em homenagem, o prefeito solicitou um minuto de silêncio em memória de Batista. “Foi um dos maiores jornalistas do nosso estado, e porque não dizer do nosso país”, disse Rogério.

“Batista foi um baluarte da liberdade de expressão e da imprensa livre, um defensor da democracia que marcou seu nome profundamente na história de Goiás e do Brasil”, afirmou o chefe municipal em nota de pesar. Em abril de 2022, o prefeito esteve com Batista e pode ouvir suas histórias e conselhos sentado à mesa de sua residência, junto da esposa Marli, e filhos Júlio, Veronica e João do Sonho.

“A paixão de Batista por Goiânia tomou conta de duas prazerosas horas de conversa que ficaram marcadas em meu coração”, relembra Rogério que também reforça a força da atuação do jornalista no estado. “Batista foi um baluarte da liberdade de expressão e da imprensa livre, um defensor da democracia que marcou seu nome profundamente na história de Goiás e do Brasil”.

Vale lembrar que o luto oficial de três dias se estende por todo o estado com o decreto do governador do estado, Ronaldo Caiado (UB). Caiado estava na cerimônia de entrega das casas a custo zero em Abadia de Goiás, quando soube da notícia. “Uma das pessoas que sem dúvida alguma foi uma referência do jornalismo brasileiro, respeitado nacionalmente pelo conteúdo das suas matérias e pelo seu preparo intelectual”, disse o governador durante pronunciamento.

Repercussão

Neste momento, familiares, colegas e autarquias externam solidariedade e condolências. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) manifestou em nota de pesar profundas condolências aos familiares e amigos de Batista. A seccional lembrou do cunho ativista do editor, que realizou uma mobilização para a criação da Lei Estadual Nº 14.386 de 2003, que estabeleceu a Área de Proteção Ambiental do Encantado.


Leia mais sobre: / / / / / / Geral / Notícias do Estado

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019