23 de junho de 2024
Goiânia

Goiânia confirma transmissão comunitária da variante Delta

Testagem em Goiânia. (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Testagem em Goiânia. (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia confirmou na tarde desta quarta-feira (1) que a variante Delta do coronavírus já circula de forma comunitária na capital.

A pasta informou que resultados do mais recente sequenciamento genético revelaram três casos de covid-19 causados pela cepa que foi identificada primeiro na Índia. Depois de investigação da equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), a SMS declarou transmissão comunitária, ou seja, a variante é transmitida sem ter relação com casos importados.

Ao todo, Goiânia tem 14 casos da variante Delta. A cepa, porém, corresponde a apenas 5% dos casos da capital, segundo a pesquisa realizada pela UFG e PUC Goiás. Das 57 amostras analisadas, 54 são da variante Gamma, a antiga P1, que ainda predomina na cidade.

Além da capital, Aparecida de Goiânia já havia declarado transmissão comunitária da variante Delta após o programa de sequenciamento genômico municipal apontar casos que não tinham vínculo com pessoas que estiveram fora do país ou em outras áreas onde a cepa já circula.


Leia mais sobre: / / Destaque / Goiânia