20 de fevereiro de 2024
De olho na cobertura vacinal

Goiânia amplia pontos de vacinação aos finais de semana e feriados; confira locais

Aos finais de semana e feriados a capital terá quatro pontos de vacinação para atualização do cartão de vacinas de crianças e adultos
Durante finais de semana e feriados serão quatro postos de vacinação funcionando das 8h às 17h. Foto: SMS
Durante finais de semana e feriados serão quatro postos de vacinação funcionando das 8h às 17h. Foto: SMS

A partir deste sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ampliar o acesso à vacinação de adultos e crianças, passando a disponibilizar quatro salas de vacinas aos finais de semana e feriados. O objetivo é facilitar o acesso da população para atualização da caderneta de vacinação e aumentar a cobertura vacinal.

Para tanto, além das unidades já conhecidas, como o Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV), o Centro Integrado de Atenção Médico-Sanitário (Ciams) Urias Magalhães e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Domingos Viggiano, a SMS informa que a sala de vacinas do Ciams Novo Horizonte também estará aberta ao público aos sábados, domingos e feriados. O horário de atendimento em todas as unidades é das 8h às 17h.

A medida foi instituída em momento propício. O certificado de vacinação de crianças e adolescentes passou a ser exigido para matrículas e rematrículas da rede pública de educação. No ato da matrícula para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, até 18 anos, com a publicação da Lei Estadual 22.243 de 28 de agosto de 2023, os pais e responsáveis terão que apresentar o documento.

LEIA TAMBÉM: SMS Goiânia terá 12 unidades entregando certificados de vacinação neste sábado (25)

O titular da SMS, Wilson Pollara, destaca a importância de facilitar o acesso à vacinação como um gesto de valorização da vida. “A busca pelos imunizantes é um ato de amor que não apenas salva vidas individuais, mas protege toda a comunidade contra doenças imunopreveníveis”, diz Pollara, ao enfatizar a necessidade de atenção por parte dos pais e responsáveis à caderneta de vacinação das crianças para garantir a atualização.

Confira as unidades que disponibilizam salas de vacinas aos finais de semana e feriados:

  • Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico;
  • Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães;
  • Ciams Novo Horizonte: Avenida Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n, Setor Novo Horizonte;
  • UPA Dr. Domingo Viggiano: Praça C-201, s/n, Setor Jardim América.

Leia mais sobre: / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.