18 de julho de 2024
Exame sem custo • atualizado em 20/06/2024 às 15:53

Gestantes de Aparecida poderão realizar ultrassom gratuitamente, neste sábado (22); confira

O mutirão de ultrassonografias acontecerá em frente à Maternidade Municipal, sem necessidade de encaminhamento, com senhas distribuídas a partir das 5h30
A ultrassom morfológica, ou ultrassom 5D, pode ser realizada a partir da 13ª semana de gestação. Foto: Divulgação
A ultrassom morfológica, ou ultrassom 5D, pode ser realizada a partir da 13ª semana de gestação. Foto: Divulgação

Gestantes de Aparecida de Goiânia com idade gestacional a partir da 13ª semana poderão realizar ultrassonografia em 5D gratuitamente, neste sábado (22). A ação realizada em parceria entre a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) e a Clínica Móvel Dr. George Morais estará fornecendo acesso ao exame conhecido como ultrassom morfológico, sem necessidade de agendamento prévio nem encaminhamento médico.

O mutirão de ultrassons obstétricos para gestantes será feito em frente à Maternidade Municipal Maria da Cruz Gomes Santana, no Setor Garavelo Residencial Park. O exame será realizado em estrutura montada dentro de um ônibus próprio no estacionamento da maternidade.

Para ter acesso ao procedimento basta retirar a senha, distribuída no local a partir das 5h30 até às 7h da manhã, quando serão iniciados os exames. A previsão é de entrega de até mil senhas. As interessadas só precisam apresentar RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida. No local do mutirão será montada uma tenda com cadeiras para as pacientes e seus acompanhantes aguardarem o exame, proporcionando mais conforto e comodidade a todos.

Importância do ultrassom

A equipe responsável destaca que o exame de ultrassom morfológico é indicado para grávidas a partir da 13ª semana de gestação. No entanto, de acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, o melhor período normalmente é entre a 24ª e a 34ª. “Nesse período as imagens conseguem ser mais claras e detalhadas em diferentes ângulos. É uma excelente oportunidade e as gestantes devem aproveitar”, ressalta.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explica a importância da realização do exame tanto para as mamães quanto para os bebês. “Exames com alta definição em 5D que permitem imagens detalhadas e precisas para que os médicos identifiquem, mais cedo, possíveis síndromes, malformações ou outras alterações no desenvolvimento do bebê. Isso é muito importante para a saúde de mães e filhos”, elucida.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.