12 de junho de 2024
Desaprovação • atualizado em 23/05/2024 às 12:47

Genial/Quaest: Pesquisa aponta que 42% dos deputados avaliam governo Lula como negativo

pesquisa ouviu 183 deputados federais (35% do número total) entre os dias 29 de abril e 20 de maio e a margem de erro é de 4,8 pontos percentuais
Levantamento também apontou que a política econômica de Lula está na direção errada para 55% dos deputados. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).
Levantamento também apontou que a política econômica de Lula está na direção errada para 55% dos deputados. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

A percepção dos deputados federais sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) piorou, segundo uma pesquisa divulgada, nesta última quarta-feira (22), pela Genial/Quaest. O levantamento aponta que 42% dos deputados federais avaliam o governo Lula como negativo, 26% como regular e 32% como positivo. A pesquisa ouviu 183 deputados federais entre os dias 29 de abril e 20 de maio e a margem de erro é de 4,8 pontos percentuais. (Confira a pesquisa na íntegra no final da matéria).

Além disso, o levantamento também apontou que a política econômica do governo petista está na direção errada para 55% dos deputados, enquanto 40% afirmam que ela caminha bem. No bloco de apoio ao governo Lula, a aprovação à condução da economia chega a 81%, e 15% desaprovam. Já na oposição, a desaprovação é de 95%, e entre os parlamentares considerados “independentes”, a reprovação atinge 61%.

42% dos deputados federais avaliam o governo Lula como negativo, 26% como regular e 32% como positivo. (Fonte: Genial/Quaest).

A insatisfação da Câmara dos Deputados também foi abordada. Segundo o levantamento, 64% dos deputados federais afirmam que o Congresso Nacional não recebe a atenção devida do Executivo. Já 27% dizem o contrário, porém 77% dos deputados já foi recebido por algum ministro do governo.

Vale lembrar que em agosto de 2023, uma pesquisa do mesmo instituto registrava 35% de avaliação positiva; 33% negativa; e 30% regular. Entre os deputados federais, 41% consideravam o relacionamento com o governo Lula ruim. Para 32%, a relação era regular e 24% avaliaram de forma positiva.

Metodologia da pesquisa Genial/Quaest

Para a conclusão da pesquisa “O que pensam os deputados federais”, da Genial/Quaest, foram ouvidos 183 deputados federais em exercício, 35% do total, em uma amostra proporcional à representação por região do país e às bancadas dos partidos na Câmara.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de abril e 20 de maio de 2024, com entrevistas presenciais, online, e aplicação de questionários estruturados. A margem de erro do levantamento é estimada em 4,8 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

Confira a pesquisa na íntegra:


Leia mais sobre: / / Brasil / Geral / Política

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019