13 de abril de 2024
Trânsito

GCM Goiânia e Detran realizam campanha educativa de volta às aulas

O objetivo é promover um trânsito seguro e a conscientização sobre o transporte correto de crianças na volta às aulas
O foco da campanha é a conscientização sobre o transporte correto de crianças, equipamentos de segurança e respeito à faixa de pedestre. (Foto: AGCMG).
O foco da campanha é a conscientização sobre o transporte correto de crianças, equipamentos de segurança e respeito à faixa de pedestre. (Foto: AGCMG).

A partir desta segunda-feira (22), a Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCMG), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), realiza uma campanha educativa de volta às aulas. O objetivo é promover um trânsito seguro e a conscientização sobre o transporte correto de crianças.

A campanha segue até o dia 31 e, além da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito, que atenderá conforme cronograma em ação conjunta com Detran-GO, o Diretor de Comando Operacional, Gustavo Toledo, vai destinar aos demais grupos para atendimento às unidades de ensino municipal. A ação será no período de entrada e saída das aulas.

Cuidados na volta às aulas

Uso de cinto e cadeirinha: Também conhecida como bebê-conforto, a cadeirinha e os assentos de elevação infantil são equipamentos de primeira necessidade para quem tem filhos com até 7 anos. Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que seu uso reduz até 60% das mortes em caso de acidentes. Para as crianças acima de 7 anos, o uso do cinto de segurança é obrigatório.

Faixa de pedestre: A GCM reforça que a faixa de pedestre é para ser usada. Os motoristas também devem ficar mais atentos quando estão próximos de faixas em zonas escolares, pois ali o fluxo de pessoas costuma ser maior.

Dever do motorista: Segundo o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista maior protege o menor. Sendo assim, é dever do motorista de carro, por exemplo, zelar pela segurança do pedestre, ciclista, skatista e motociclista. Assim como é dever dos pedestre e demais respeitarem às leis de trânsito.

Fone de ouvido: Uma dica da GCM para aqueles que fazem a utilização de fone de ouvido no trânsito, é usar apenas um dos fones, deixando o outro ouvido livre para ouvir o alerta de uma buzina ou mesmo a orientação de um agente de trânsito. O pedestres que usam fones nos dois ouvidos têm maior probabilidade de se acidentar.

Evite colisões: Dê seta mostrando qual direção seu carro irá tomar; indique ao motorista de trás que você está prestes a parar; não frear bruscamente, caindo de 70km/h para 10km/h. Na dúvida, dirija sempre de maneira que outros condutores consigam prever qual será sua próxima ação.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019